EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DO PIBIB DE PEDAGOGIA DA UNOESC DE CAPINZAL

Autores

  • Adriana Sernajoto Susin unoesc
  • Alana Rita Camassola
  • Diana Cássia Constantini
  • Kenia Aparecida Dalavequia
  • Cintia Demin
  • Renato Lopes Duarte
  • Janaína Krul
  • Janete Vieira Lopes
  • Luciela Gross Masiero
  • Miriam Jaqueline Ramos Machajewski
  • Danielli de Mattos
  • Daiane Fátima da Silva
  • Eliane Fatima da Silva de Jesus
  • Goreti Fatima da Silva
  • Eliete Margarida Serpa
  • Dulcineia do Amaral
  • Ana Maria Isganzella Surdi
  • Franciane Terlan

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID – tem como objetivo a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. A inserção dos acadêmicos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promove a integração entre educação superior e educação básica. Assim, acolhe acadêmicos de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Unidade de Capinzal, em vivências no espaço escolar, interagindo na prática docente o que permite a ampliação da qualidade na formação dos acadêmicos de pedagogia, proporcionando aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Oportuniza a iniciação à docência, a convivência com a função docente, a vivência de experiências educativas e profissionais em condições criativas e diversificadas. São inúmeras as experiências metodológicas e práticas inovadoras realizadas pelas bolsistas do PIBID, que favorecem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos que encontram dificuldades na alfabetização da língua e materna e na matemática, dentre elas: dramatizações, jogos pedagógicos, contação de histórias, recreio orientado. Desta forma, o PIBID mostrou, por meio de experiências educativas bem sucedidas, inovadoras e potecializadoras, que é possível fazer diferença nas escolas conveniadas e na vida dos alunos.

Palavras-chave: Formação. Docência. Experiência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Sernajoto Susin, unoesc

Área das Ciências das Humanidades

Departamento Educação

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Susin, A. S., Camassola, A. R., Constantini, D. C., Dalavequia, K. A., Demin, C., Lopes Duarte, R., Krul, J., Vieira Lopes, J., Gross Masiero, L., Ramos Machajewski, M. J., de Mattos, D., da Silva, D. F., da Silva de Jesus, E. F., da Silva, G. F., Serpa, E. M., do Amaral, D., Isganzella Surdi, A. M., & Terlan, F. (2016). EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DO PIBIB DE PEDAGOGIA DA UNOESC DE CAPINZAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11264

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)