POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO/ A VISÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC – CAMPUS DE CAPINZAL

  • Maria de Lourdes Pinto Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina - PPGEd Pesquisadora Associada do Grupo Internacional de Educação Superior l- GIEPES UNICAMP
  • Joana Marchesan UNOESC SC

Resumo

Fruto de pesquisa PIBIC – CNPq e vinculada à Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, em parceria com o GIEPES da UNICAMP, o texto apresenta os resultados parciais dos impactos das políticas curriculares na formação do pedagogo na visão dos egressos do curso do campus da UNOESC. Coletou os dados com o encuestafacil.com e usou a metodologia de análise do discurso via Lawrence Bardin. Dos entrevistados, a maioria tem consciência de que a matriz curricular forma o pedagogo para o mercado e não para o mundo do trabalho. A minoria sugere mudanças, refletindo sobre a autonomia intelectual e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação e não somente para a regulação da educação básica sobre a autonomia intelectual e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação e não somente para a regulação da educação básica

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina - PPGEd Pesquisadora Associada do Grupo Internacional de Educação Superior l- GIEPES UNICAMP
Graduada em História e Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela FE da UNICAMP. Pós doc em Politicas Educacionais pela USP. Pós doc em Ciencia, Tecnologia e Sociedade pelo iGE da UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul GEPPES SUL da UNOESC que tem parceria de investigação e produção com o GIEPES UNICAMP. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior RIEPPES UNOESC/UNICAMP. Vice Coordenadora do GIEPES UNICAMP. Editora chefe da Revista Internacional de Educação Superior RIESup da FE da UNICAMP.
Joana Marchesan, UNOESC SC
Graduanda em Psicologia na UNOESC, campus de Joaçaba. Bolsista do PIBIC CNPQ. Estudante vinculada ao GEPPES SUL e a RIEPPES UNOESC UNICAMP.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Pinto Almeida, M. de L., & Marchesan, J. (2016). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO/ A VISÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC – CAMPUS DE CAPINZAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11242
Edição
Seção
PIBIC- CNPq