PROJETO DE UM SISTEMA PARA CORTE DE ASAS DE POLIURETANO EXPANDIDO COM PERFIL AERODINÂMICO PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS DE ASA FIXA

  • Douglas Roberto Zaions UNOESC
  • Matheus Schmitz

Resumo

O crescente avanço tecnológico nas mais diversas áreas tem intensificado o desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) de elevada complexidade para missões militares e civis. O emprego de materiais mais leves e configurações com asas de grande eficiência aerodinâmica é um diferencial competitivo nesta área de estudo. Neste artigo é apresentado o projeto de um sistema para corte de asas de poliestireno expandido com perfil aerodinâmico para VANTs de asa fixa. Para elaboração do trabalho é utilizada a metodologia de projetos fundamentada através do desenvolvimento das etapas de Planejamento de Projeto, Projeto Informacional, Projeto Conceitual, Projeto Preliminar e Projeto Detalhado. Na realização das etapas, todas as informações relevantes ao desenvolvimento do projeto foram compiladas utilizando as ferramentas preconizadas pela metodologia adotada. O resultado se mostrou satisfatório, uma vez que o protótipo físico do produto evidenciou a funcionalidade do projeto. O custo de fabricação firmou-se aproximadamente 40% abaixo da média dos produtos similares encontrados no mercado, viabilizando a fabricação. Dentro deste contexto, constatou-se que o emprego da metodologia adotada para o estudo, permite desenvolver alternativas de solução que satisfazem às necessidades dos clientes, resultando em um equipamento que atende todas as funções requeridas.

Biografia do Autor

Douglas Roberto Zaions, UNOESC
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1993. Em 1994 iniciou o curso de especialização em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina obtendo o grau de Especialista em Engenharia Mecânica. Em 2003 concluiu o curso de Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de concentração de Gerência, desenvolvendo o trabalho intitulado Consolidação da Metodologia da Manutenção Centrada em Confiabilidade em uma Planta de Celulose e Papel. Atualmente é doutorando do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração de Projeto de Sistemas Mecânicos. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica de março/2000 até março/2006 e do Curso de Tecnologia em Processos Industriais – Modalidade Eletromecânica de março/2000 até Junho/2002 da UNOESC – Joaçaba. Conselheiro Estadual e membro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Santa Catarina, CREA – SC no período de janeiro de 2001 até dezembro de 2003. Também foi Diretor do CREA – SC no período de janeiro de 2002 até dezembro de 2002. Quinze anos de docência em cursos técnicos, tecnológicos, engenharia e especialização na área mecânica. Professor de várias disciplinas da área de projetos nos cursos Técnico em Mecânica e Eletromecânica do SENAI – CET Joaçaba. É Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UNOESC – Joaçaba onde atua nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Mecanismos, Processos de Usinagem e Comando Numérico, Pesquisa Operacional, Projeto de Sistemas Mecânicos e Manutenção Mecânica. É também pesquisador nas áreas de Projeto e Manutenção Industrial. Professor dos cursos de Especialização em Engenharia de Manutenção Industrial e Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina ministrando respectivamente a disciplina de Manutenção de Elementos de Máquinas, Técnicas e Procedimentos de Mantenção e Gestão da Manutenção. No curso de Especialização em Projetos de Sistemas Mecânicos atua nas disciplinas de Metodologia de Projeto de Sistemas Mecânicos e Projeto para a Confiabilidade e Mantenabilidade. É perito técnico judicial, desenvolvendo trabalhos nas áreas automotiva e industrial na busca de causa raiz de falhas.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Zaions, D. R., & Schmitz, M. (2016). PROJETO DE UM SISTEMA PARA CORTE DE ASAS DE POLIURETANO EXPANDIDO COM PERFIL AERODINÂMICO PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS DE ASA FIXA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11160
Edição
Seção
PIBITI - CNPq