PROJETO DIREITO E CÁRCERE: REMIÇÃO PELA LEITURA

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê
  • Drayton Gaboardi Unoesc Xanxerê
  • Eduarda da Silva Servelin Unoesc Xanxerê
  • Ralf dos Santos Rocha Unoesc Xanxerê

Resumo

O projeto de extensão da Unoesc Xanxerê - Direito e Cárcere - Remição pela Leitura - objetiva contribuir com uma possível reeducação dos apenados do Presídio Regional de Xanxerê pela leitura de obras clássicas da literatura universal que apresentam experiências humanas e suscitam reflexões acerca da responsabilidade pessoal,  da percepção da imortalidade da alma, da possibilidade de superação de situações difíceis, da busca de sentido na vida, da escala de valores morais e religiosos e da redenção pelo arrependimento sincero. Os acadêmicos de Direito, em duplas,  entrevistam o apenado que previamente tenha efetuado a leitura do mesmo livro  que a dupla de acadêmicos leu. Durante a entrevista com os reeducandos participantes do projeto, os acadêmicos observam  se o entrevistado  demonstra compreensão do conteúdo lido, respeitada a capacidade intelectual dele e, em relatório escrito em duas vias - uma entregue à Coordenação do Curso e outra ao Presídio Regional de Xanxerê -,  sugerem se o reeducando poderá ou não ser beneficiado com a remição de dias da pena.  Almeja-se, com esta atividade, contribuir tanto com  acadêmicos quanto com apenados, pois, das leituras emergem marcas de humanidade presentes nas clássicas obras da literatura universal. Também, há busca de informações acerca da genialidade do autor da obra, já  que o  processo de desmecanização  da leitura  pressupõe leitor ativo, que emite juízo de valor sobre o tema  e o universo contextual da obra literária e, ainda, conhecem a realidade de um sistema prisional, objeto de estudo no curso de Direito.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê
Mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Farmácia, Informática EaD, Letras e Direito.
Drayton Gaboardi, Unoesc Xanxerê
Graduando de Direito da Unoesc Xanxerê.
Eduarda da Silva Servelin, Unoesc Xanxerê
Graduanda de Direito da Unoesc Xanxerê.
Ralf dos Santos Rocha, Unoesc Xanxerê
Graduando de Direito da Unoesc Xanxerê.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Lorenset, R. B. C., Gaboardi, D., Servelin, E. da S., & Rocha, R. dos S. (2016). PROJETO DIREITO E CÁRCERE: REMIÇÃO PELA LEITURA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11110
Edição
Seção
Xanxerê - Extensão