PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIARAM NO DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM A ESCOLA ESPECIAL FREI BRUNO

  • Patricia Zilio Tomasi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcia Terezinha Restelatto Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Ramona Vettori Unoesc
  • Bruna Lais Cadore

Resumo

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Joaçaba busca promover atenção integral aos alunos, através de atendimento qualificado. Foi realizado um estudo quali-quantitativo, através de revisão dos prontuários dos alunos matriculados na escola Frei Bruno de Joaçaba e entrevista realizada com os pais ou cuidadores. O objetivo foi identificar os principais fatores que influenciaram no diagnóstico de Deficiência Intelectual ou Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor dos alunos matriculados. Através da análise e entrevistas realizada com os pais no segundo semestre do ano de 2015, pode-se identificar que na escola APAE a predominação foi do gênero feminino (56%), com a faixa etária entre 0 a 10 anos (28%), sendo que a maioria dos alunos possui deficiência intelectual (80%), menor prevalência no atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (20%), a maioria das mães possuía durante a gestação idade superior a 35 anos (15%), a concepção foi casual (38%), sendo que a mesmas realizam o pré-natal (51%), a maioria nasceu de parto normal (55%), dos alunos (24%) ficou hospitalizados após o nascer. Repensar nosso papel enquanto Enfermeiro na atenção básica integrado na equipe da escola APAE de Joaçaba. Conclui-se que o profissional enfermeiro poderia estar implantando a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, agregando conhecimento e novas práticas no atendimento individual e realização de grupos para atividades educativas em saúde, ajudando no cadastramento e avaliação de novos alunos, podendo auxiliar os pais com educação continuada.

Biografia do Autor

Patricia Zilio Tomasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida

Curso de Enfermagem

Publicado
24-08-2016
Como Citar
Tomasi, P. Z., Restelatto, M. T., Vettori, R., & Cadore, B. L. (2016). PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIARAM NO DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM A ESCOLA ESPECIAL FREI BRUNO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11101
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino