PERFIL DOS DIAGNÓSTICOS DE ALUNOS DA APAE/CAESP DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA - SC

  • Patricia Zilio Tomasi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Dani Felipe Pinto Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST

Resumo

O presente estudo objetivou identificar o perfil dos diagnósticos dos alunos da APAE do município de Ponte Serrada - SC. Pesquisa esta descritiva com cunho qualiquantitativo. Participaram da pesquisa 57 alunos, 88% dos alunos da APAE, os quais tiveram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos seus pais ou responsáveis. A predominância na pesquisa foi do sexo feminino (58%), de alunos com faixa etária de 21 a 30 anos (23%), que nasceram a termo de parto normal (53%), no hospital, destes, a maioria não teve a utilização de fórceps. Observou-se que 86% dos alunos reside com suas famílias e seu estado de deficiência ocorreu no pós-natal; 47% das mães realizaram acompanhamento pré-natal. O diagnóstico com maior prevalência foi a Deficiência Mental Moderada (72%), associada à Paralisia Cerebral 37%, com etiologia da meningite neonatal. 54% dos alunos frequentam a APAE de 10 a 20 anos e não frequentam o ensino regular. A necessidade enfrentada predomina o uso dos óculos de grau. A patologia predominante diagnosticada é a Diabetes com 4%. Percebemos que a presença do profissional Enfermeiro no ambiente da APAE é fundamental para prestar assistência às famílias desses alunos, abordando a profilaxia, cuidados relacionados as patologias e elencando prevenções e intervenções necessárias para uma vida saudável e sem riscos. Podendo ainda desenvolver ações de educação em saúde e higiene e a reabilitação física em conjunto com a equipe multidisciplinar, tornando o aluno mais independente para a realização das tarefas diárias.

Biografia do Autor

Patricia Zilio Tomasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida

Curso de Enfermagem

Dani Felipe Pinto, Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST

Enfermagem

Área das Ciências da Vida

Publicado
24-08-2016
Como Citar
Tomasi, P. Z., & Pinto, D. F. (2016). PERFIL DOS DIAGNÓSTICOS DE ALUNOS DA APAE/CAESP DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11099
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino