AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ALTURA DE LANÇAMENTO DO CONCRETO NA SUA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

Autores

  • Jackson Antonio Carelli Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Renata Kister Tcatch

Resumo

A segregação é uma patologia que forma vazios e que afeta a durabilidade e a resistência das estruturas de concreto. As principais causas do problema são as falhas no processo de concretagem da estrutura, principalmente no lançamento e no adensamento do concreto. Neste estudo são avaliados os resultados de variação da resistência à compressão quando o concreto é lançado a alturas elevadas. Para a concretagem, foram definidas cinco alturas de lançamento (1,5 m, 2,0 m, 2,5 m, 3,0 m e 3,5 m) e para cada altura de lançamento foram concretados três corpos de prova. Estes possuíam 30 cm de largura, 15 cm de espessura e 50 cm de altura. Adotou-se um único traço para o preparo do concreto. Para a realização do ensaio de resistência à compressão simples foram extraídos testemunhos da base dos corpos de prova. Os resultados encontrados validaram a tese de que a resistência à compressão do concreto é inversamente proporcional à altura em que este for lançado, ou seja, quanto maior a altura de lançamento do concreto menor será a sua resistência. Analisando somente os dois pontos de extremidade, lançamento a 1,50 m e a 3,50 m, observou-se uma queda de aproximadamente 20% na resistência à compressão do concreto, o que se traduz como um dado considerável e nocivo para o desempenho e para a durabilidade das estruturas. Além disso, foram moldados três corpos de prova cilíndricos, sem a influência da altura de lançamento. Entretanto, por não serem submetidos à cura controlada, estes apresentaram resistência abaixo do esperado. Não foram observados vazios devido ao adensamento do concreto.
Palavras-chave: Segregação. Concreto. Testemunhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Antonio Carelli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) . Atualmente é Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Carelli, J. A., & Tcatch, R. K. (2016). AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ALTURA DE LANÇAMENTO DO CONCRETO NA SUA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11026

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino