DETERMINAÇÃO DA FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE VELOCIDADE DA MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA DA BANCADA DIDÁTICA DO LABORATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNOESC - JOAÇABA

Autores

  • Marconi Januário Engenharia Elétrica - UNOESC - Joaçaba
  • Kleyton Hoffmann Engenharia Elétrica - UNOESC - Joaçaba
  • Samuel Bahu Rovea Engenharia Elétrica - UNOESC - Joaçaba

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado "Complementação da implantação de uma bancada de pesquisa no laboratório de máquinas elétricas – Parte I" (UNOESC – Fundo de Apoio à Pesquisa – FAPE – Parte I – Edital nº 20/UNOESC-R/2015). Com o intuito de controlar a velocidade de uma máquina de corrente contínua quando submetida às variações de carga no eixo, neste projeto foi obtida uma função de transferência de velocidade, a qual posteriormente será empregada no estudo de implatação de um controlador. Para a determinação da função de transferência, foi obtida a resposta ao degrau de velocidade no domínio tempo via um sinal de tensão oriundo de um tacogerador. A função de transferência foi modelada como um sistema de segunda ordem juntamente com o tempo de atraso para a resposta ao degrau. O sistema modelado faz parte da bancada que foi construída no laboratório de máquinas elétricas do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Joaçaba. Palavras-chave: Função de Transferência. Modelagem de Máquinas Elétricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Januário, M., Hoffmann, K., & Rovea, S. B. (2016). DETERMINAÇÃO DA FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE VELOCIDADE DA MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA DA BANCADA DIDÁTICA DO LABORATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNOESC - JOAÇABA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11024

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>