AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DE FISIOTERAPIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE UMA UNIVERSIDADE DO MEIO-OESTE CATARINENSE

  • Isabel Cristina Cattani
  • Rubiany Lalahel Lalahel Borrille
  • Maria Esther Duran Traverso

Resumo

Resumo: Com este estudo objetivou-se identificar o perfil sociodemográfico e a satisfação dos usuários dos serviços de Fisioterapia em uma Clínica-escola de uma universidade do Meio-Oeste catarinense. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do questionário validado por Mendonça e Guerra (2007), contendo questões sociodemográficas e sobre a satisfação dos usuários de fisioterapia, no período de agosto a setembro de 2015. A amostra foi composta por 105 usuários, destacando-se o gênero feminino, com uma média de idade de 55 anos, com ensino fundamental incompleto e renda familiar entre um e três salários mínimos. Os usuários da clínica-escola tiveram conhecimento dela por indicação médica, e a especialidade de Ortopedia/Traumatologia foi a mais pontuada. Referente à avaliação do grau de satisfação dos usuários em relação ao fisioterapeuta, todos os quesitos foram classificados como ótimos, e quando questionados se retornariam à clínica-escola se precisassem, a maioria dos usuários respondeu que certamente voltariam se fosse preciso. Acredita-se que os dados encontrados nesta pesquisa podem auxiliar nas práticas clínicas, pois são informações relevantes que podem levar os prestadores de serviços de fisioterapia a aperfeiçoarem a qualidade da assistência sob a ótica do usuário, de acordo com o seu grau de satisfação. As pesquisas de satisfação devem ser incluídas sempre que existir relação profissional-paciente nos serviços de saúde, em busca de melhor credibilidade e aceitação.
Palavras-chave: Satisfação do usuário. Fisioterapia. Avaliação em saúde.

Publicado
24-08-2016
Como Citar
Cattani, I. C., Borrille, R. L. L., & Duran Traverso, M. E. (2016). AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DE FISIOTERAPIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE UMA UNIVERSIDADE DO MEIO-OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11000
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino