OPORTUNIDADES E DESAFIOS DOS PRODUTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CHAPECÓ - SC

  • Silvio Santos Junior Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fillipe Pedro Mergen Unoesc

Resumo

A região Oeste do estado de Santa Catarina tem boa parte de seu desenvolvimento socioeconômico atrelado à Agricultura Familiar. Ligada a essa atividade econômica, os alimentos orgânicos vem ganhando oportunidade de produção, na qual toda a sua cadeia produtiva trabalha com recursos naturais e humanos de forma sustentável. Estudos anteriores mostram que a comercialização desses produtos orgânicos, entretanto, requer cidades de maior porte e clientes com características e exigências específicas. Considerando Chapecó como uma cidade de médio porte e com consumidores com ecléticos, a pesquisa teve por objetivo identificar as  oportunidades e desafios da venda de produtos orgânicos na cidade de Chapecó-SC. O estudo exploratório-descritivo, foi conduzido por meio de uma pesquisa survey, com 32 entrevistados em supermercados da cidade. O questionário analisava três dimensões (apelos) que os produtos orgânicos teoricamente trazem subjacentes: Ambiental, Social e Saudável. Os resultados mostram que a cidade de Chapecó possui potencial para comercialização de orgânicos semi-processados e in natura, apresentando o desafio de trabalhar uma comunicação eficaz ao consumidor e também aprimorar os rótulos, disponibilizando mais informações que contenham as características físico-químicas do produto, para que assim o consumidor perceba rapidamente os benefícios que o mesmo traz para a saúde, sendo esse o apelo de maior destaque.

Biografia do Autor

Silvio Santos Junior, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui graduação em Engenharia Agronomica pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), especialização em Administração Rural pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, (1992), mestrado em Administração pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), e doutorado em Agronegócios pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor da Unoesc. Tem experiência na área de Administração e Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional; cadeias agroindustrias; estratégia, gestão, e economia rural.
Fillipe Pedro Mergen, Unoesc
Graduando em Administração
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Junior, S. S., & Mergen, F. P. (2016). OPORTUNIDADES E DESAFIOS DOS PRODUTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CHAPECÓ - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10957
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa