FLEXIBILIDADE: FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA EM ATLETAS DE KARATÊ

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Karoline Hoff
  • Gilmar Zapalalio

Resumo

Pode-se dizer, que a prática da modalidade de karatê trás inúmeros benefícios para as crianças e jovens, sempre com o devido acompanhamento de profissionais especializados. O objetivo do estágio foi de propor uma ação multidisciplinar para aumentar a capacidade de amplitude do movimento dos praticantes, e consequentemente, melhorar os déficits motores dos alunos, tornando-os aptos para a execução precisa das técnicas do karatê, bem como a aplicação correta dos exercícios, evitando assim quaisquer possíveis lesões. Para a realização dos exercícios foi utilizado apenas a academia e um tatame posto no local. Pelo fato do público alvo ser crianças que se apresentam em fase de crescimento, e a maioria iniciante no esporte, foram elaborados exercícios de baixa complexidade, atendendo ao objetivo principal, a flexibilidade (amplitude do movimento). Apliquei os exercícios visando os membros inferiores, utilizando o método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP, método 3s). As duas turmas demonstraram interesse nos exercícios propostos e obtiveram um bom entendimento do exercício, o que possibilitou um ótimo andamento das aulas. Os resultados não foram tão perceptíveis, contudo, pude notar outros resultados como a socialização e colaboração entre os alunos, o aumento da atenção e concentração, e ainda, da memória, pois a cada aula os alunos deveriam recordar todos os movimentos. Verificou-se que houve aprendizagem sobre a valência flexibilidade, bem como, a evidente experiência adquirida dentro da área, o que contribuirá muito para a minha formação profissional.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Publicado
24-08-2016
Como Citar
Zawadzki, P., Hoff, K., & Zapalalio, G. (2016). FLEXIBILIDADE: FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA EM ATLETAS DE KARATÊ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10894
Edição
Seção
Chapecó - Extensão