IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Paulo Pagliari Mestre em Educação. Coordenador do Curso de Educação Física da Unoesc Chapecó.

Resumo

Nos dias 8, 9, 10 e 11 de junho de 2016, foi sediado na Unoesc, Campus de Chapecó, através do Curso de Educação Física, o IV Seminário dedicado à epidemiologia, alongamento e flexibilidade. O evento contou com uma ementa que abordou o desenvolvimento dos conceitos aplicados à manutenção da forma física tanto para a saúde como para o desempenho esportivo. No último dia, o evento dirigiu-se aos profissionais do Futebol, onde os treinadores, assistentes e preparadores da Associação Chapecoense de Futebol, desenvolveram conteúdos para aplicação na escola e nas categorias de base. O conceito de flexibilidade como capacidade física, assim como a força, velocidade e agilidade, tem fundamental importância para o desempenho em qualquer esporte, e ainda, para a realização de qualquer atividade motora na vida de qualquer pessoa. Evidenciou-se a necessidade em ações como pegar um objetivo do chão, esticar-se para agarrar algum objeto ou simplesmente na manutenção postural quando se permanece muito tempo em uma mesma posição. Ficou evidente que esta é uma capacidade que requer certa sistematização em séries, repetições e tipos de exercícios, além de um necessário controle especial sobre a intensidade do exercício, medido pela percepção de dor do praticante. Considera-se de despertar a importância do alongamento e da flexibilidade atingido. O estímulo para a formação de profissionais arrojados, criativos e dinâmicos, serviu para capacitar os acadêmicos da área da Educação Física para a atuação empregando os novos conhecimentos em escolas, clubes e academias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Professor da UNOESC-Chapecó. Mestrando em Ciências do Movimento Humano, CEFID-UDESC. Doutorando em Educação Física, Atividade Física e Esporte pela Universidade de Barcelona.

Paulo Pagliari, Mestre em Educação. Coordenador do Curso de Educação Física da Unoesc Chapecó.

Mestre em Educação. Coordenador do Curso de Educação Física da Unoesc Chapecó.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zawadzki, P., & Pagliari, P. (2016). IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10882

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>