UM ENSAIO SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, SATISFAÇÃO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO

  • Carla Cazella
  • Inocencia Boita Dalbosco
  • Diane Appel Jung
  • Josiele Dallanora
  • Claudivan Taffarel
  • Vanderlei Marcos de Oliveira

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender o comportamento organizacional, como as pessoas sentem-se satisfeitas ou não e as relações no trabalho. Os temas em estudo, levam em consideração a motivação e o comportamento, um estudo sobre os fatores que afetam a satisfação do funcionário em seu ambiente de trabalho. Para melhor entendimento dos fatores que envolvem as pessoas e as organizações, o estudo apresentou-se como qualitativo, de caráter exploratório, tendo com o instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada  utilizando questionário fechado com acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Chapecó dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Através das respostas obtidas foi possível medir o grau de satisfação de ambos os acadêmicos em relação as suas relações de trabalho que com apoio do material bibliográfico foi possível identificar qual a percepção das pessoas em relação ao seu trabalho, levando em consideração os relacionamentos com os colegas de trabalho e os gestores.Através da analise do dados, percebeu-se que a o comportamento organizacional varia de acordo com a gestão da organização, pois está relacionado com o cotidiano dos indivíduos, como são tratados , como são ouvidos e amparados pela empresa e ou o grupo onde executam suas funções.Mas que, para a obtenção de excelentes resultados é necessário que haja cumplicidade entre todos , envolvendo, desta forma, suas condutas e atividades diárias.

Biografia do Autor

Carla Cazella
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ( UNOESC) , Especialista em Gestão Escolar (2008), Graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002)CRA/SC 22370. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos e ao grupo de Pesquisa Gestão Organizacional. Capacitação pela Clinton Center For Teaching And Learning em Ensino de Empreendedorismo e Negócios. Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc Chapecó-SC desde 2012, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Unoesc Chapecó, Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial - Unoesc Chapecó/SC. Articuladora do NDE Institucional do Curso de Administração da UNOESC. Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Planejamento Estratégico , Comportamento Organizacional e Negoiação. Professora Tutora na Unoesc Virtual. Membro do Núcleo do Jovem Empreendedor - ACIC Chapecó , Membro da CDL Jovem Chapecó-SC.Em 2012 coordenou a implantação da Empresa Junior - Lidera Junior Unoesc Chapecó. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Chapecó/SC.Membro do Comitê Gestor do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Campus de Chapecó -SC. Sócia da Asta Assessoria para Preparação de Sucessores de Empreendimentos Familiares:
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Cazella, C., Dalbosco, I. B., Jung, D. A., Dallanora, J., Taffarel, C., & Oliveira, V. M. de. (2016). UM ENSAIO SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, SATISFAÇÃO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10866
Edição
Seção
Chapecó - Ensino