CONSERVAÇÃO DE HASTES DE GIRASSOL COM A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE SACAROSE

  • Gilberto Luiz Curti UNOESC-XANXERÊ
  • Adriana Aprecida da Silva
  • Juliana da Silva
  • Luiz Carlos Padilha Machado

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de sacarose, sobre a longevidade e resistência pós-colheita de hastes de girassol ornamental. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições, sendo analisados dois fatores: período de senescência das hastes florais e influência das diferentes doses do conservante. As hastes de girassol da variedade e Z. elegans ‘Scarleas foram adquirida de um campo de cultivo comercial do Estado de São Paulo, município de, e foram colocadas em vasos de acrílico com solução condicionante nas concentrações: 0,5,15,25 e 35 gramas de sacarose por litro e água. Para a avaliação foram atribuídas notas em ordem decrescente de 0 a 5 conforme os diferentes estádios de senescência das hastes do girassol. Houve interação entre os fatores e assim ocorreu influência das diferentes concentrações no tempo. A sacarose na concentração 15 gramas e 25 gramas mais obtiveram resultados inflorescências do girassol, nas condições testadas aumentando os dias de utilização na comercialização e ornamentação.

Biografia do Autor

Gilberto Luiz Curti, UNOESC-XANXERÊ
Mestre em Agronomia, Área de Concentração Produção Vegetal, pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Graduado em Agronomia pela UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004). *Possui experiência nas áreas de Agronomia: Já atuou nas áreas de Horticultura como paisagismo, produção de flores e plantas ornamentais, olericultura, fruticultura e florestas bem como plantas forrageiras, marketing, capacitação de produtores e técnicos, difusão de tecnologias e eventos na EPAGRI/Chapecó. *Atua atualmente na EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A; como responsável pelo CEPA/Chapecó - Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina, na Região Oeste, (http://cepa.epagri.sc.gov.br/). *Atualmente também Professor de Olericultura, Fruticultura, Floricultura e Paisagismo e Ergonomia e Segurança no Trabalho, na UNOESC -Universidade do Oeste de Santa Catarina. Agronomia/Campus de Xanxerê.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Curti, G. L., da Silva, A. A., da Silva, J., & Machado, L. C. P. (2016). CONSERVAÇÃO DE HASTES DE GIRASSOL COM A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE SACAROSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10860
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa