ESTUDO DA FAUNA SINANTRÓPICA, LIMITADA AO RATO NO PRESÍDIO REGIONAL DE XANXERÊ - SC

Autores

  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê
  • Gabriela Trindade Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

O presidio regional de Xanxerê-SC enfrenta atualmente muitos problemas, sendo entre eles a precariedade de saneamento básico e a superlotação do local. Em relação ao saneamento, a estrutura de canalização do esgoto merece atenção e o excesso de detentos, que está com 120 indivíduos a mais do que a estrutura física comporta. Tendo como base essa problemática, os objetivos dessa pesquisa são 1. investigar a fauna sinantrópica, limitada ao rato no presidio regional de Xanxerê. Sabe-se que os ratos são  vetores de doenças como hantavírose, peste bubônica, e a leptospirose.  Os animais coletados servirão para a 2. investigar a presença da Leptospira sp., a partir de testes sorológicos. A metodologia do estudo consistirá em coletar os animais através de armadilhas para a classificação da espécie e posteriormente coletar o sangue desses animais para a verificação da presença da Leptospira sp. Até o momento foram coletados dez animais, onde usou-se para a taxonomia a chave "Guia dos Roedores do Brasil". Constatou-se, a presença da espécie Rattus rattus. Este possui como características: ser um animal de médio a grande porte sua cauda é maior que o corpo as orelhas são longas e quase sem pelos, a pelagem é de cor preta acinzentada, mais claro no ventre, são animais de hábito terrestre que possuem a capacidade de escalarem. esta espécie de rato vive geralmente em habitações humanas propicias ao seu desenvolvimento são encontrados em todos os estados do Brasil. É uma das espécies em que a bactéria Leptospira pode estar presente, sendo a próxima etapa do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Campus de Xanxerê e professora nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal. Responsável pelo setor da Avaliação Institucional do Campus de Xanxerê.

Gabriela Trindade, Unoesc Campus Xanxerê

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Battiston, F. G., & Trindade, G. (2016). ESTUDO DA FAUNA SINANTRÓPICA, LIMITADA AO RATO NO PRESÍDIO REGIONAL DE XANXERÊ - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10858

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>