AS DIMENSÕES JURÍDICAS A PARTIR DA MÚSICA: um estudo sobre as relações entre Direito e Música no Brasil

  • Celso Paulo Costa Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Dalmo Muniz Junior Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Com objetivo de compreender As dimensões Jurídicas a partir da música: um estudo sobre as relações entre Direito e Música no Brasil, esta pesquisa bibliográfica buscou, num primeiro movimento, resgatar na história a relação entre música, direito e educação, demonstrando como aquela exerce papel fundamental na expressão jurídica, formação dos indivíduos e na organização das sociedades. Um segundo objetivo, apresentará traçados paralelos expressos pela música brasileira e as nuances de sua indústria, a partir dos fundamentos pedagógicos de ensino de música. Por fim, demonstrará que a produção musical arrolada, em paralelo com o Direito propriamente dito, retrata o grito evidente dos compositores alertando acerca da permanente vigília em prol das dimensões dos direitos e da dignidade humana. Restou evidenciado que a música é um dos instrumentos pela qual a população tem reclamado os seus direitos e pavimentado a estrada da sua evolução.

 

Palavras-chave: Música. Direito. Educação. Dimensões dos Direitos.

Biografia do Autor

Celso Paulo Costa, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Celso Paulo Costa - Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA - RS (2004). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS (2008). Atualmente é Diretor de Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Campus de Chapecó (2013-atual) e professor nos cursos de Direito e Educação Física, professor de Ensino Médio, disciplinas de Filosofia e Sociologia, no Colégio Marista São Francisco de Chapecó e professor de Filosofia no cursinho pré-vestibular Garra de Chapecó.

Dalmo Muniz Junior, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Dalmo Muniz Junior - É graduado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc.

Publicado
24-08-2016
Como Citar
Costa, C. P., & Junior, D. M. (2016). AS DIMENSÕES JURÍDICAS A PARTIR DA MÚSICA: um estudo sobre as relações entre Direito e Música no Brasil. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10849
Edição
Seção
Chapecó - Ensino