PERFIL METABÓLICO DE VACAS LEITEIRAS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO

Autores

  • Ricardo Xavier Rocha
  • Alexandre Alberto Tonin Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC - Campus Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-4236-8976
  • Gabriela Eloisa Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC - Campus Xanxerê
  • José Augusto Ferronatto
  • Thais Caroline Ferronatto

Resumo

O período de transição corresponde as três últimas semanas que antecedem o parto e as três primeiras semanas de lactação, e é marcado por várias alterações metabólicas e endócrinas. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento do perfil metabólico de vacas no período de transição. Para isso foram utilizadas 56 vacas leiteiras no período de transição de 3 propriedades na região de Xanxerê, SC. As análises foram divididas em quatro categorias de acordo com a fase do período de transição que se encontrava o animal no momento da coleta: pré-parto; DEL 10; DEL 20 e DEL 30. Observou-se um aumento nos valores dos triglicerídeos no pré-parto em relação aos valores do DEL’s 0-30. Os níveis de cálcio se mantiveram dentro do fisiológico em todos os animais pré-parto, porém nota-se uma diminuição dos mesmo nos animais que estão dento do DEL 0-10. Emrelação aos níveis de colesterol, pode-se evidenciar que anterior ao parto e logo após o parto, as vacas apresentaram os níveis de colesterol menores em comparação aos DEL 11-20 e DEL 21-30. O DEL 21-30 foi o que apresentou um maior número de animais com os níveis de beta-hidroxibutirato acima do fisiológico. Por fim, observando os níveis glicêmicos, os animais do estudo apresentaram na sua maioria, uma diminuição dos níveis de glicemia, porém se compararmos, no segundo período pós-parto. Através dos resultados obtidos no presente trabalho conclui-se, que a dosagem de triglicerídeos, cálcio, colesterol, beta-hidroxibutirato e glicose podem ser utilizados para monitorar o perfil metabólico, de vacas leiteiras no período de transição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Xavier Rocha

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (2002), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: ruminantes, metabolismo, bioquímica, bovinos leiteiros, ovinos, resistência parasitária e reprodução.

Alexandre Alberto Tonin, Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC - Campus Xanxerê

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2009; Mestre em Farmacologia (2012), doutor em Medicina Veterinária (2014) e pós-doutor (2015) pela UFSM. Atualmente é professor e pesquisador na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Aplicados a Pequenas Propriedades da UNOESC (Em elaboração). Possui experiência nas área de Microbiologia e Parasitologia Veterinária, e Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase nas seguintes áreas: espiroquetas, principalmente Leptospira interrogans; Protozoários, com destaque a Tripanosoma evansi, Toxoplasma gondii e Neospora caninum. Integrante da equipe do Laboratório de Diagnóstico de Leptospirose (2004-2006 / 2008 -2014) e do programa MAST - Minnesota Agricultural Student Trainee - (2006 - 2007) da University of Minnesota, EUA.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Rocha, R. X., Tonin, A. A., Schneider, G. E., Ferronatto, J. A., & Ferronatto, T. C. (2016). PERFIL METABÓLICO DE VACAS LEITEIRAS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10839

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>