VIVENCIANDO O TAEKWONDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO MULTIDISCIPLINAR

  • Daniela Zanini UNOESC - Chapecó
  • Denise Pompeo

Resumo

O Taekwondo é uma modalidade importante de ser vivenciada na fase escolar, adaptando os conteúdos das aulas à individualidade de cada aluno, pode-se desenvolver e estimular o corpo e a mente, as capacidades psicomotoras, afetivas e cognitivas. Oferece a seus praticantes, o estímulo de autocontrole, raciocínio rápido, concentração e socialização. Neste trabalho relata-se a experiência do Estágio Multidisciplinar I do curso de Educação Física da Unoesc Chapecó. A ação proposta neste estágio abrange a área esportiva de lutas, dando ênfase na arte marcial de Taekwondo. As atividades foram realizadas em Escola Estadual de Educação Básica, do município de Chapecó, em seis turmas do ensino fundamental de 5º e 6º ano, totalizando 120 alunos. Durante o período de realização do estágio busca-se conhecer o contexto da instituição de ensino através de observação para, posteriormente, realizar intervenções de acordo com as possibilidades e necessidades encontradas. As aulas tiveram como objetivo proporcionar a vivência do Taekwondo por meio de atividades que desenvolvam as habilidades motoras básicas através dos fundamentos das lutas. A metodologia utilizada foi o método global, através da vivência da modalidade e método parcial por atividades que desenvolvam os fundamentos de chutes e movimentações. Foram atingidas as expectativas quanto à participação dos alunos nas aulas e curiosidade para o conhecimento da mesma. Acredita-se que as atividades desenvolvidas influenciam positivamente no desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos, e na melhora da qualidade de vida delas. Palavras-chave: Taekwondo. Estágio. Educação Física
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Zanini, D., & Pompeo, D. (2016). VIVENCIANDO O TAEKWONDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO MULTIDISCIPLINAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10787
Edição
Seção
Chapecó - Ensino