JOGOS ADAPTADOS: INCLUSÃO NOS FAZ HUMANOS

Autores

  • Daniela Zanini UNOESC - Chapecó
  • Ana Léia Particheli

Resumo

Jogos adaptados são meios de lazer, para que o deficiente físico possa participar de atividades adaptadas que são voltadas para o bem estar. As atividades para a aula de educação física adaptada devem ser planejadas pelo professor para ativarem a capacidades de cada um, e que atinjam os objetivos que são desenvolver o aluno em sua totalidade corpo, mente e social. O trabalho tem como objetivo relatar as experiências do estágio multidisciplinar I, do curso de Educação Física da Unoesc Chapecó. O estágio supervisionado segue um fluxo em que, primeiramente, é realizada a observação das aulas do professor, momento de levantamento da caracterização da escola e das turmas, para que na sequência sejam propostas as ações direcionadas à realidade encontrada. Diante destes fatores, a intervenção docente teve como objetivo possibilitar a vivência para alunos de uma Escola de Educação Básica de Chapecó, aos jogos adaptados. Participaram das atividades alunos do Ensino Fundamental I e II. Para a intervenção foram desenvolvidas atividades de jogos adaptados através de atividades recreativas, voleibol adaptado e golbol. Ao final foram proporcionados momentos de conversa com os alunos para exporem suas ideias, experiências vivenciadas. Pode-se dizer que a maioria dos alunos gostou das atividades realizadas, surgiram questionamentos: “como é difícil á vida de um deficiente físico”, fazendo-os refletir sobre atos preconceituosos que acontecem na sociedade. Conclui-se que o a intervenção docente, trouxe uma vivência diferente para alunos não deficientes e deficientes desta escola. Palavras-chave: Jogos Adaptados. Escolares. Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zanini, D., & Particheli, A. L. (2016). JOGOS ADAPTADOS: INCLUSÃO NOS FAZ HUMANOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10786

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>