A MATURIDADE DA GESTÃO DE PROJETOS DAS CONSTRUTORAS DE CHAPECÓ/SANTA CATARINA

  • Carla de Almeida Martins Basso UNOESC - Unidade de Chapecó
  • Laura Previatti Schardong

Resumo

A gerência de projetos ou gestão de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. Já projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, sendo que, temporário, não significa necessariamente de curta duração, enquanto que, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O ciclo de vida de um projeto consiste nas fases do mesmo que geralmente são sequenciais e que as vezes se sobrepõem, cujo nome e número são determinados pela necessidade de gerenciamento e controle da organização envolvida. Estes conceitos pode e são aplicados na construção civil, buscando-se entregar os projetos dentro do escopo e prazo definidos na iniciação dos projetos. Pretende-se ao longo dessa pesquisa, relatar as boas práticas de gestão de projetos e identificar o grau de maturidade das práticas utilizadas na construção civil de Chapecó/SC. Incialmente foi elaborado um instrumento de coleta de dados estruturado através de questionário aplicado a construtoras da cidade de Chapecó/SC.  O instrumento de coleta de dados, foi desenvolvido com baseado na boas práticas do PMBOK® no que se refere aos aspectos de projeto, gerenciamento de projeto e ciclo de vida dos projetos.  Já para estudo da maturidade, a pesquisa baseia-se nos autores Darci Prado, Harold Kerzner e os guias disponibilizados pelo Project Management Institute. O projeto encontra-se em fase de elaboração e análise dos resultados, utilizando-se tabelas e gráficos. Com a conclusão deste estudo, pretende-se evidenciar a importância da aplicação das ferramentas e técnicas para o sucesso dos projetos, além de apresentar a maturidade dos projetos do setor de construção civil na cidade de Chapecó/SC.

Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos. Maturidade em Projetos. Construção Civil. 

Biografia do Autor

Carla de Almeida Martins Basso, UNOESC - Unidade de Chapecó

Profª Carla de Almeida Martins Basso - Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS - Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Sistemas de Informação pela UFRGS, Especialista em Gestão Estratégica em TI pela UNOESC/FIE e graduada em Engenharia Agronômica pela URCAMP Bagé/RS. Atua com Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial, Elaboração e Gerenciamento de Projetos a mais de 10 anos. Atualmente é professora convidada e tutora na FGV e FGV online e outras IES à nível de pós-graduação. Professora na UNOESC/Unidade de Chapecó/SC. Sócia-proprietária da empresa B4 Soluções em Gestão Empresarial, prestando serviços de assessoria, consultoria e capacitações executivas em Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos. Membro do PMI desde 2008 e atualmente Vice Presidente de Relacionamento Oeste PMI Chapter SC. Empresa nucleada ACIC - Associação Comercial e Industrial de Chapecó desde 2010 e atualmente Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Setoriais da ACIC, gestão 2014 -2015.

 

Laura Previatti Schardong
Acadêmica do Curso de Engenharia Civil. UNOESC Campus sde Chapecó.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Basso, C. de A. M., & Schardong, L. P. (2016). A MATURIDADE DA GESTÃO DE PROJETOS DAS CONSTRUTORAS DE CHAPECÓ/SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10783
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa