O PROGRAMA PIBID NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ortenila Sopelsa UNOESC
  • Regina Oneda Mello
  • Simaiqui Teresinha Santos

Resumo

O presente este estudo tem como objetivo investigar como se desenvolvem os processos do ensino e da aprendizagem no Ensino Fundamental articulados ao PIBID. Esta sendo desenvolvido mediante pesquisa qualitativa, exploratória na metodologia de análise de conteúdo. O Lócus da pesquisa é na Universidade do Oeste de Santa Catarina-NOESC, nos campi de Xanxerê, Capinzal, Campos Novos, Videira e São Miguel do Oeste. Foram envolvidos no estudo cinco diretoras de Escolas de Educação Básica conveniadas ao Programa Institucional de bolsa de Iniciação Docente-PIBID; cinco coordenadores de área dos subprojetos de Pedagogia da Unoesc; cinco supervisores professores regentes das escolas conveniadas e cinco acadêmicos bolsistas, somando assim um total de 20 sujeitos. A coleta de dados ocorrerá por meio de entrevistas semi estruturadas, a fim de identificar a percepção dos coordenadores, supervisores e acadêmicos em relação ao projeto PIBID, no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Nesse momento estamos realizando a construção teórica no que diz respeito aos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem. Identificando também, os objetivos e as ações propostas pelo PIBID com a finalidade de iniciação a docência. O entendimento do contexto em que acontece a formação docente nos leva a compreender como as ações executadas auxiliam no desenvolvimento dos saberes docente. Nesse sentido, consideramos relevante nos aproximar das escolas conveniadas com o PIBID e identificar como tal articulação esta sendo percebida pelos envolvidos.
Palavras-chave: Pibid. Ensino e aprendizagem. Ensino Fundamental.
E-mails: ortenila.sopelsa@unoesc.edu.br regina.mello@unoesc.edu.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ortenila Sopelsa, UNOESC

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba São Paulo (2002). Pesquisadora e líder do grupo de "Formação Docente e Práticas Educativas", da Unoesc. Desenvolve pesquisas e cursos nas áreas: ensino-aprendizagem, formação docente, teoria e prática.   Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em políticas de educação superior da região Sul - GEPPES SUL, cuja sede é na UNOESC campus de Joaçaba. Pesquisadora associada a rede iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior - RIPPES - cuja sede é na UNOESC - Joaçaba, em parceria com Faculdade de Educação da UNICAMP.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Sopelsa, O., Oneda Mello, R., & Santos, S. T. (2016). O PROGRAMA PIBID NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10733

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>