A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Ortenila Sopelsa UNOESC
  • Daniela Baldissera
  • Regina Oneda Mello

Resumo

A exigência de professores cada vez mais qualificados é uma urgência social, desta forma surge o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, com a finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Este estudo teve como objetivo investigar a articulação entre a educação superior e o PIBID na formação continuada de professores. Foi desenvolvido mediante pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, na UNOESC, campi de Capinzal e Campos Novos. Participaram cinco professores, cinco acadêmicos e cinco coordenadores. A coeleta aconteceu com entrevista semiestruturada. Os dados revelam que o PIBID oportuniza aprofundamento teórico, vivência prática, conhecimento dos contextos escolares, debates sobre as questões educacionais, pesquisas, produção de material pedagógico, organização de eventos e a construção de um olhar transdisciplinar na educação. Também opórtunizou a importância dos valores humanos, favoreceu a inovação e a diversificação das experiências pedagógicas. Com este estudo pode-se observar que o programa Pibid possibilita a aproximação das discussões acadêmicas com as práticas realizadas no contexto das escolas. A articulação entre o Ensino Superior, o PIBID e a prática na sala de aula, na voz dos acadêmicos, dos professores e Coordenadores, oportuniza compreender e aprender o exercício da profissão, nas relações entre teoria e prática.

Palavras-chave: Educação Superior. PIBID. Formaçao continuada. Professores.
E-mails: ortenila.sopelsa@unoesc.edu.br danielabaldissera3@gmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ortenila Sopelsa, UNOESC

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba São Paulo (2002). Pesquisadora e líder do grupo de "Formação Docente e Práticas Educativas", da Unoesc. Desenvolve pesquisas e cursos nas áreas: ensino-aprendizagem, formação docente, teoria e prática.   Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em políticas de educação superior da região Sul - GEPPES SUL, cuja sede é na UNOESC campus de Joaçaba. Pesquisadora associada a rede iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior - RIPPES - cuja sede é na UNOESC - Joaçaba, em parceria com Faculdade de Educação da UNICAMP.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Sopelsa, O., Baldissera, D., & Oneda Mello, R. (2016). A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10732

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>