EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS TENDÊNCIAS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC-SC NA VISAO DOS DOCENTES

Autores

  • Walter Strobel Neto Unoesc
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa realizada no mestrado em Educação da UNOESC-SC e teve como objetivo apresentar o Estado da Arte que tem como categorias Políticas Curriculares, Formação de Professores, Políticas Educacionais e Formação do Pedagogo.  A pesquisa foi financiada pelo Fundo de Amparo à Pesquisa da Unoesc - Fape Unoesc, e está vinculada a um projeto macro da Rede Iberoamericana de Politicas e Processos em Educação Superior Unoesc Unicamp. Este estudo auxilia investigações que tem como base discussões sobre políticas publicas de formação de professores, por meio de um levantamento e debate junto a autores especialistas no tema. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fundamentação teorica a análise dos textos encontrados no Estado da Arte realizado no site do Scielo, Capes teses e dissertações e Capes Periódicos. Este debate entre os diversos autores contribuiu para uma possivel delimitação do campo do conhecimento cientifico. A análise do objeto da pesquisa pelo que foi encontrado nos sites cientificos, apresentou como resultado parcial,  uma enorme e evidente manipulação de agências financiadoras internacionais e do Estado Liberal brasileiro, sobre as políticas construidas a partir de interevoltados ao mercado capitalista. Estas imposições podem ser percebidas nas Diretrizes Curriculares da maioria da educação superior brasileira, hora privilegiando a pedagogia técnica, ora impondo ajustes não contributivos para áreas de formação como é o caso das Licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Strobel Neto, W., & Almeida, M. de L. P. de. (2016). EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS TENDÊNCIAS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC-SC NA VISAO DOS DOCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10729

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa