ASSIMILAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: AVALIAÇÃO COM ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Augusto Fischer Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Paulo Cristian Oliveira Carvalho Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Ardinete Rover Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.
  • Graciele Tonial Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a assimilação da educação financeira entre estudantes ingressantes no ensino superior de uma universidade do Oeste de Santa Catarina. O estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa com recorrências a técnicas da abordagem quantitativa da pesquisa, como pesquisa exploratória e descritiva quanto aos fins, com a aplicação dos procedimentos da pesquisa de campo. A população é constituida de 926 alnos ingressantes no segundo semestre de 2015, para os quais foi enviado um questionário semiestruturado, por meio do google drive, e recebeu-se 138 respostas. Os ingressantes no ensino superior são em sua maioria, egressos do ensino médio público estadual, de maioria feminina, e situam-se entre 19 e 24 anos. Quanto à fonte de renda, a maioria dos ingressantes trabalha, mas mesmo estes ainda dependem de auxílio financeiro dos pais. Mesmo com pequenas diferenças entre aqueles que tivaram educação financeira no ensino básico e os que não tiveram, há evidências da influência desse ensino para as habilidades financeiras pessoais. Os ingressantes que receberam educação financeira mostram-se mais preocupados com os controles de recursos utilizados nas rotinas domésticas. As famílias do grupo que teve educação financeira tendem às práticas de compras de roupas, calçados e eletrodomésticos que proporcionam maiores economias. Quanto à poupança, os ingressantes com educação financeira tendem a priorizar viagens, investimentos em automóveis e moradias, os demais tendem a priorizar investimentos em aplicaçõoes financeiras, inclusive caderneta de poupança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Fischer, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Engenharia
de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Especialização em Economia
Rural pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Graduação em Administração,
Universidade do Contestado – UnC.

Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em
Administração.

E-mail: augusto.fischer@unoesc.edu.br.

Paulo Cristian Oliveira Carvalho, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Bolsista, Graduando do Curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Campus de Joaçaba.

Ardinete Rover, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Docente dos Cursos de Graduação e Especialização da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Graciele Tonial, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Docente dos Cursos de Graduação da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Fischer, A., Carvalho, P. C. O., Rover, A., & Tonial, G. (2016). ASSIMILAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: AVALIAÇÃO COM ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10721

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>