CONTROLE E GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL ESTUDO DE CASO COM OS ACADÊMICOS DA UNOESC CAMPUS VIDEIRA

Autores

  • Dieison Brunetto Egresso do curso de Administração da UNOESC Videira
  • Carmen Gonçalves da Silva Fischer UNOESC

Resumo

Este trabalho aborda a área de planejamento financeiro pessoal com foco em finanças pessoais. O estudo analisou a atitude e comportamento dos alunos dos cursos de graduação das áreas de Ciências da Vida, Humanidades e Exatas e suas Tecnologias da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus Videira com relação ao tema finanças pessoais e planejamento financeiro pessoal, onde pode ser possível verificar como os jovens graduandos estão pensando sobre o tema. No trabalho são abordados temas como planejamento financeiro pessoal, comportamento dos acadêmicos relativos ao contexto do trabalho e demonstração da atual situação através de dados estatísticos. Para isso, foi realizada pesquisa de campo, por meio de questionário estruturado, aplicado a 307 alunos, em levantamento de amostra estatística. Como principais resultados a pesquisa permitiu verificar que os alunos não detêm de conhecimentos sobre planejamento financeiro e que apenas menos da metade realiza de alguma forma o acompanhamento de seus gastos mensais, demonstrando a necessidade de repassar ensinamentos relativos ao tema.

Palavras-Chave: Finanças Pessoais. Planejamento Financeiro Pessoal. Educação Financeira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Gonçalves da Silva Fischer, UNOESC

Graduada em Serviço Social pela FEARPE - Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (1991). Especialista em Recursos Humanos pela FEARPE - Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (1998). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Tem experiência na área de Administração e Assistência Social. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Transporte Terrestre, Logística e Processos Gerenciais. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Videira. Coordenadora do curso de Tecnologia em Logística. Coordenadora dos cursos de especialização: Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção.Exerceu coordenação do Campus Aproximado de Fraiburgo de fevereiro 2004 a novembro 2014. É professora dos componentes curriculares Gestão da Qualidade, Atividades Curriculares Complementares e Teoria Geral da Administração no curso de Administração e Administração em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Brunetto, D., & Fischer, C. G. da S. (2016). CONTROLE E GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL ESTUDO DE CASO COM OS ACADÊMICOS DA UNOESC CAMPUS VIDEIRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10705

Edição

Seção

Videira - Ensino