ESFERA PÚBLICA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO; APLICAÇÕES HABERNASIANAS NA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA REVISTA VEJA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC
  • Letícia Maria F Botegal Unoesc

Resumo

O resumo é fruto de pesquisa financiada pelo Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior – UNIEDU na modalidade Grupos de Pesquisa e pretende construir uma discussão sobre a formação da opinião pública a partir da atuação dos meios de comunicação tomando como base os conceitos habermasianos. O pensador Habermas em suas obras, em especial, a Mudança da esfera Pública (2003) e Direito e democracia (2003) tem se esforçado para traçar um diagnóstico seguro sobre a atuação, importância e alcance dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. Seus conceitos são centrais para compreender o fenômeno da comunicação e de como influenciam a formação da opinião pública. Neste contexto, o artigo compreende como os meios de comunicação de massa, em especial, a Revista Veja, atuam na formação da opinião púbica e na colonização do mundo da vida através de mecanismos sistêmicos e ideológicos. A compreensão desse fenômeno social é dirigida a partir da aplicação dos conceitos Habermasianos. Para a análise foram coletadas as publicações da Revista Veja entre agosto de 2015 e outubro de 2015. A pesquisa é dialética e com método exploratório, pois, possibilita a familiaridade com o tema pesquisado para posteriormente retirar hipóteses. A abordagem metodológica e aplicação dos conceitos Habermasianos permite concluir que a Revista Veja atua politicamente na formação da opinião pública ao selecionar e divulgar ideologicamente certos aspectos sobre determinado assunto, desta forma retirando do indivíduo sua capacidade crítica, analítica.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC
Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.
Letícia Maria F Botegal, Unoesc
Estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Bolsista do Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior – UNIEDU na modalidade Grupos de Pesquisa.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Trevisol, M. G., & Botegal, L. M. F. (2016). ESFERA PÚBLICA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO; APLICAÇÕES HABERNASIANAS NA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA REVISTA VEJA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10690
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa