PROPOSTA DE NOVA ESTRUTURA FÍSICA DE ENSINO INTEGRAL PARA A ESCOLA PROFESSOR SALUSTIANO ANTÔNIO CABREIRA

Autores

  • Bruna de Cássia Neves de Menezes Arquiteta e Urabanista
  • Natalia Fazolo Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc

Palavras-chave:

Estrutura Física, Ensino Integral, Anteprojeto, Escola

Resumo

Este trabalho diz respeito à proposta de Nova Estrutura Física de Ensino Integral para a Escola Professor Salustiano Antônio Cabreira, localizada no município de Faxinal dos Guedes (SC). Tem como objetivo geral desenvolver um anteprojeto arquitetônico, justificando-se na carência de uma estrutura que atenda às necessidades atuais dos alunos, e na ausência de um local de cunho educativo que permita a permanência dos estudantes em seu contra turno escolar. Os métodos pelos quais o trabalho se consolidou foram: pesquisa bibliográfica; estudos de caso, digital e in loco; análise dos aspectos regionais, municipais e de inserção urbana, e estudo de impacto de vizinhança. Como resultado, obteve-se o anteprojeto da nova escola, propondo uma estrutura térrea, inspirada na arquitetura racionalista, trazendo uma roupagem mais moderna para a instituição, buscando o equilíbrio entre sua forma e função, com espaços verdes, interação dos ambientes internos com os externos e acessibilidade. A nova estrutura física e a implantação do ensino integral à escola em questão, mostram-se favoráveis à comunidade e ao município, uma vez que, na região inserida não se tem instituições devidamente equipadas e adequadas à prestação desse método educacional a ser implantado. Constata-se assim, que para os discentes que frequentam os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio no município, o projeto influenciará diretamente na qualidade da educação recebida, elevando as expectativas quanto a sua formação frente às oportunidades no mercado de trabalho.

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Publicado

19-07-2021

Edição

Seção

Eixo Temático 2: Arquitetura inteligente e sustentável