A dimensão colaborativa no movimento de ensinar, aprender e formar-se professor que ensina Matemática

Autores

  • Halana Garcez Borowsky Vaz Universidade Federal de Santa Maria
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Diaine Susara Garcez da Silva E. E. E.F. General Edson Figueiredo

Resumo

A preocupação com o ensino e a aprendizagem da Matemática bem como a formação de professores envolvidos nos processos educativos relativos a essa disciplina motivou a criação de um grupo que desenvolve projetos de pesquisa e extensão, entre os quais o Clube de Matemática, que se desencadeia em uma Escola de Educação Básica na dimensão colaborativa e conta com a participação de professores e futuros professores. Buscando compreender em que medida a participação dos sujeitos envolvidos neste projeto contribui com a sua formação, foi desenvolvida uma pesquisa da qual é apresentado neste artigo um recorte, que tem como principal objetivo investigar como professores e futuros professores percebem sua inserção no Clube de Matemática, em relação à sua aprendizagem da docência. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com a professora regente da turma na qual é desencadeado o projeto e com duas estudantes de Pedagogia que participam do seu desenvolvimento. A análise destes dados permitiu verificar que estas associam aspectos relativos à aprendizagem da docência à sua inserção no projeto, em especial no processo de planejamento e na interação entre os diversos componentes do grupo de trabalho; o que nos leva a compreender a dimensão colaborativa como uma possibilidade de encaminhamento de processos educativos os quais oportunizam a aprendizagem da docência.

Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem da docência. Dimensão colaborativa. Clube de Matemática. Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Halana Garcez Borowsky Vaz, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Acadêmica do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação, licenciada em Matemática, professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Diaine Susara Garcez da Silva, E. E. E.F. General Edson Figueiredo

Especialista em Planejamento e Gestão, graduada em pedagogia, atualmente é professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

12-06-2012

Como Citar

GARCEZ BOROWSKY VAZ, H.; ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES, A.; GARCEZ DA SILVA, D. S. A dimensão colaborativa no movimento de ensinar, aprender e formar-se professor que ensina Matemática. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 127–146, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/789. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos