O PARFOR E SUA OPERACIONALIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2011)

Autores

  • Margarita Victoria Rodríguez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Picolli Nucci Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Silvia Helena Andrade de Brito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i1.6453

Resumo

Este artigo teve como objeto a operacionalização do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), entre 2009 e 2011, em Mato Grosso do Sul. Para tanto, analisou o Parfor no contexto das políticas de formação de professores dos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff, e sua operacionalização em Mato Grosso do Sul, com base em documentos e entrevistas realizadas com seus dirigentes. A análise revela as dificuldades dos cursistas para frequentar os cursos, em razão das precárias condições oferecidas pelo Governo estadual para a adesão de seu quadro docente ao Programa. Nesse sentido, tornou-se responsabilidade dos cursistas a criação de condições para a sua permanência no Programa, descaracterizando-se, portanto, a responsabilidade do Estado com a sua formação.

Palavras-chave: Parfor. Formação de professores. Regime de colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licencia tura en Ciencias de La Educación - Universidad Nacional de Luján (1989) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de professores, filosofia da educação, história da educação e educação superior.

Leandro Picolli Nucci, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica do Bosco, mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Cursa Doutroado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Silvia Helena Andrade de Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: história da escola na modernidade; história e políticas educacionais.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

RODRÍGUEZ, M. V.; PICOLLI NUCCI, L.; ANDRADE DE BRITO, S. H. O PARFOR E SUA OPERACIONALIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2011). Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 31–50, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i1.6453. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6453. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos