DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS

Autores

  • Maria Pinto Antunes Uniiversidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i2.5891

Resumo

Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma   recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.
Palavras-chave: Educação escolar. Educação para o desenvolvimento. Fundamentos
filosófico-culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Pinto Antunes, Uniiversidade do Minho

Docente e Investigadora do Departamento de  Teoria da Educação, Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Directora do Mestrado em Educação e Coordenadora da área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária do referido Mestrado. 

Downloads

Publicado

26-10-2015

Como Citar

ANTUNES, M. P. DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 273–292, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i2.5891. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5891. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos