A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO NORMATIZADO PELA ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR, COM FOCO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM / Teacher's perveption in relation to the evaluation system standardized by the Academy of Military Police,c

Autores

  • Maria das Graças Mota Mourão Universidade Estadual de Montes Claros
  • Joaquim Rodrigues Ribeiro
  • Márcio Gomes dos Santos
  • Moacir Gonçalvez de Souza
  • Reinaldo Barbosa De Oliveira

Resumo

 

 O estudo analisou a percepção dos professores em relação ao sistema de avaliação normatizado pela Academia da Polícia Militar (PM), centrado na avaliação da aprendizagem, visando compreender características inovadoras e entraves do processo. Trata-se de estudo de caso constituído por 8 docentes da 103ª Companhia de Ensino e Treinamento do 10º Batalhão da PM de Minas Gerais, em Montes Claros. Na coleta de dados, aplicou-se entrevista semi-estruturada. Os docentes reconhecem a avaliação da aprendizagem como essencial no processo educativo e a desenvolvem de forma tradicional, enquanto poucos discordam da supervalorização dos exames em detrimento dos aspectos formativos. A maioria diz que a flexibilidade das normas possibilitaria a autonomia na tomada das decisões para melhorar a aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Ensino. Polícia Militar. Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Mota Mourão, Universidade Estadual de Montes Claros

Departamento de Educação.Área educação.

Downloads

Publicado

25-09-2014

Como Citar

MOURÃO, M. das G. M.; RIBEIRO, J. R.; DOS SANTOS, M. G.; DE SOUZA, M. G.; DE OLIVEIRA, R. B. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO NORMATIZADO PELA ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR, COM FOCO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM / Teacher’s perveption in relation to the evaluation system standardized by the Academy of Military Police,c. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 417–436, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3596. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Sistema Nacional de Avaliação