Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.24926

Palavras-chave:

Avaliação por competências, Google Forms, Prática docente com tecnologias

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em refletir sobre as possibilidades de uso do Google Forms para a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com aplicação de um questionário a 189 professores. Os resultados apontam para: 1. A possibilidade de elaboração de atividades remotas por meio do recurso em estudo; 2. Variados tipos de questões; 3. Aplicação da avaliação presencialmente ou online; 4. Feedback instantâneo; 5. Análise das respostas através de planilhas ou gráficos; 6. Facilidade em realizar o download ou arquivamento no drive; e 7. Possibilidade de discussão dos resultados com os estudantes através dos relatórios disponíveis. Concluímos que o Google Forms possui diferentes possibilidades para a avaliação no ensino superior, mas salientamos a necessidade de preparo e desenvolvimento por parte dos docentes para trabalhar com essa tecnologia.

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Biografia do Autor

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle Canoas

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. 

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e colaboradora do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas/RS. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle Canoas

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. 

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

SILVA, L. de Q. da; JUNG, H. S.; FOSSATTI, P. . Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24926, 2020. DOI: 10.18593/r.v46i.24926. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24926. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua