“A VOZ PÚBLICA”: AÇÕES E REAÇÕES DE PROFESSORES E MORADORES DE JUIZ DE FORA NO INÍCIO DA REPÚBLICA

Autores

  • Marcelo Gomes Silva PROFESSOR SUBSTITUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ / PROFESSOR DA FACULDADE EDUCAÇÃO DE BELFORD ROXO - FABEL

Resumo

Resumo: Analisar as formas de se manifestar empreendidas pelos professores e moradores da cidade de Juiz de Fora no início da República é o objetivo deste trabalho. As ações desses sujeitos são indícios importantes da percepção, a partir da experiência de cada um e das relações existentes entre eles no espaço da cidade, de qual seria a melhor forma de agir para conquistarem o que desejavam. O uso dos requerimentos enviados à Câmara Municipal, a utilização da imprensa, assim como os abaixo-assinados dos moradores consistem em fontes do estudo proposto e constituem um conjunto de ações que representa a “voz pública” em prol de uma causa.

Palavras-chave: Requerimentos. Abaixo-assinados. Manifestações. Formas de agir. Juiz de Fora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Gomes Silva, PROFESSOR SUBSTITUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ / PROFESSOR DA FACULDADE EDUCAÇÃO DE BELFORD ROXO - FABEL

Marcelo Gomes da Silva é mestre pela linha "Insituições, Práticas Educativas e História da Educação" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atua como professor - UERJ/  e pela Faculdade de Educação de Belford Roxo - FABEL.

Downloads

Publicado

04-07-2013

Como Citar

SILVA, M. G. “A VOZ PÚBLICA”: AÇÕES E REAÇÕES DE PROFESSORES E MORADORES DE JUIZ DE FORA NO INÍCIO DA REPÚBLICA. Roteiro, [S. l.], p. 209–236, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2485. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Educação: fontes e métodos