Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: por uma (auto)crítica propositiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.24342

Palavras-chave:

Política de educação inclusiva, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Este ensaio aborda a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-PEI), divulgada em 2008 pelo governo federal brasileiro, com o objetivo de empreender uma crítica ao modo como esta foi implementada nos últimos anos e, também, de apresentar possibilidades para a reformulação dessa política. O modelo de Atendimento Educacional Especializado extraclasse é rechaçado, defendendo-se uma proposta de educação inclusiva que incorpore previsão legal de serviços e suportes diversificados para atender as especificidades do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Discute-se a necessidade de reorganização da escola comum, da formação docente especializada e de participação das escolas especiais em um sistema educacional inclusivo.

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Biografia do Autor

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação (2017) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), área de concentração em História, Políticas e Gestão da Educação. Mestre em Educação (2012), área de concentração em Educação, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. Especialista em Gestão Escolar e Projetos Educacionais pelas Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Graduado em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. Desenvolve estudos e pesquisas sobre inclusão escolar de pessoas com deficiência, práticas pedagógicas em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, história e memória da Educação Especial. Atualmente, é Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

05-03-2021

Como Citar

BEZERRA, G. F. . Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: por uma (auto)crítica propositiva. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24342, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.24342. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24342. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios