O empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola: alguns desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23899

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Autonomia, Parceria, Pesquisa Colaborativa

Resumo

Neste artigo, considerando o atual contexto sócio-político brasileiro, trazemos à tona temas como o empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola, enquanto desafios enfrentados no decorrer da formação inicial de professores de Matemática. Desse modo, ponderamos que o empoderamento docente evidencia possibilidades de uma possível autonomia em relação ao profissional professor (técnico, reflexivo e intelectual crítico). Quanto a aproximação entre a Universidade e a Escola, traremos as perspectivas de parceria na formação de professores, são elas: dirigida, oficial e colaborativa. Com essa compreensão, procuramos aproximar os contextos de formação à realidade do professor, buscando possibilidades reais de investigação, a partir da visão de unidade entre teoria e prática, pesquisa e formação, universidade e educação básica. Nessa perspectiva, o referencial teórico e metodológico traz, em seu bojo, a colaboração, a reflexão crítica e a produção de conhecimento vinculadas a sua natureza dialógica, o que nos possibilita a construção de um percurso em que tais ações sejam capazes de contribuir para a profissionalização do professor, de modo a viabilizar o aprimoramento de saberes necessários para a busca de caminhos e respostas aos inúmeros desafios e necessidades de sua ação pedagógica, perspectivando um sujeito em estado de consciência crítica e engajado na transformação de sua realidade. A partir dessas discussões, as análises levaram-nos a concluir que é necessário que a universidade propicie a esses profissionais a compreensão de seu verdadeiro papel social, na tentativa de compreender-nos criticamente em relação aos valores e as práticas que atuamos.

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Biografia do Autor

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Docente e Diretora do Instituto de Matemática.

Líder do Grupo de Pesquisa FORMEM – Formação e Educação Matemática.

Nickson Moretti Jorge

Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Professor.

Membro do Grupo de Pesquisa FORMEM – Formação e Educação Matemática.

Kely Fabrícia Pereira Nogueira

Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG). Professora.

Membro do Grupo de Pesquisa FORMEM – Formação e Educação Matemática.

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

PEREIRA, P. S.; JORGE, N. M.; NOGUEIRA, K. F. P. O empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola: alguns desafios. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23899, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23899. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23899. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

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