Igualdade de oportunidades e acesso a conhecimentos relevantes: estudo sobre a equidade nas políticas curriculares

Autores

  • Rosane Fátima Vasques Universidade do Vale do Rio dos Sinos https://orcid.org/0000-0001-9496-9725
  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.23882

Palavras-chave:

Política curricular, Equidade, Democratização, Conhecimento escolar

Resumo

O presente estudo propôs-se a examinar os tensionamentos existentes entre a igualdade de oportunidades e a democratização do acesso a conhecimentos relevantes, por meio de uma revisão da literatura publicada no Brasil acerca da equidade nas políticas curriculares. A composição teórica do estudo encontra-se na interface entre os estudos curriculares e a sociologia da educação, evidenciando uma intensificação das investigações sobre a equidade. Após o exercício de mapeamento, constatou-se que cinco sentidos de equidade tendem a predominar na literatura brasileira: igualdade de oportunidades, promoção de recursos, processos e resultados, desempenho dos estudantes/eficácia escolar, justiça escolar e acesso ao conhecimento. Os debates em andamento gravitam em torno do debate meritocracia versus conhecimento, ou seja, a equidade no sistema educacional pode ser compreendida como acesso ao conhecimento; para isso se consideram os alunos diferentes no seu ponto de partida e se buscam meios para que alcancem uma efetiva aprendizagem. Mesmo reconhecendo as controvérsias acerca do conceito de equidade, consideramos que este possa contribuir para ampliar os debates acerca da justiça curricular.

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Biografia do Autor

Rosane Fátima Vasques, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), bolsita CAPES (PROEX). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pedagoga pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Erechim. Professora da Rede Municipal de Educação de Erechim.

 

Roberto Rafael Dias da Silva , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

18-09-2020

Como Citar

VASQUES, R. F.; SILVA , R. R. D. da. Igualdade de oportunidades e acesso a conhecimentos relevantes: estudo sobre a equidade nas políticas curriculares. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–26, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i.23882. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23882. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua