Produção de currículo em uma escola do campo: uma análise sobre inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23867

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Educação do campo, Inclusão

Resumo

Este artigo põe em pauta questões relativas às experiências curriculares de uma escola do campo situada em um assentamento do município de Nobres - Mato Grosso. O escopo é analisar proposições curriculares que buscam articular demandas e saberes locais com orientações expressas na Base Nacional Comum Curricular, em tempos de crise na ciência. É dada centralidade aos desafios da inclusão de estudantes do campo em um contexto marcado por políticas curriculares que estabelecem padrões generalizados de saberes, competências, habilidades e de avaliação, em nome da qualidade do ensino. Busca-se amparo teórico nos estudos culturais para analisar dados extraídos de documentos e de narrativas de professores e de alunos do Ensino Médio da escola pesquisada. Argumenta-se a favor de metodologias de produção curricular que respeitem as diferenças como forma de assegurar o sentimento de pertencimento a uma instituição educativa atenta às singularidades do seu próprio espaço.

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Biografia do Autor

Tânia Maria de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação. Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. UFMT

Mariana Rodrigues Athayde Dormevil, SEDUC Mato Grosso

Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino de Mato Grosso, lotada na EE Mal. Cândido Rondon, Nobres/MT. Mestre em Letras (UNEMAT-Sinop). Especialista em Coordenação Pedagógica (UFMT).

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Publicado

08-03-2021

Como Citar

LIMA, T. M. de; DORMEVIL, M. R. A. . Produção de currículo em uma escola do campo: uma análise sobre inclusão. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23867, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23867. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23867. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas

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