O projeto de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20896

Palavras-chave:

Organizações Multilaterais, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Política Educacional

Resumo

O presente artigo aborda o projeto de Educação sustentado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, alguns aspectos da sua história, organização interna e contratos no Brasil. A análise desenvolveu-se a partir de um amplo corpus documental, composto pelas diretrizes gerais do Banco, marcos setoriais e projetos para o setor Educação. Constatamos que, sob o pretexto de combater a pobreza, em essência as políticas do Banco visam estreitar a formação docente; exercer forte controle sobre seu trabalho por meio das reformas curriculares, avaliações em larga escala e coaching; flexibilizar a gestão; destruir a carreira do magistério a partir da sua substituição por políticas meritocráticas; implementar políticas de accountability; estabelecer a política de vouchers; além das diversas outras formas de privatização, que atingem desde a escolha dos materiais didáticos até a terceirização da gestão de escolas públicas.

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Biografia do Autor

Mariano Moura Melgarejo, Universidade Estadual de Santa Catarina

Mestre em Educação pela UFSC;  Professor na Prefeitura Municipal de Florianópolis; Pesquisador do GIPE-Marx/UFSC e LUTE/UDESC; Doutorando em Educação na UDESC.    

Eneida Oto Shiroma

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do CED/UFSC; Doutora em Educação pela UNICAMP (1993); Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO/UFSC). Bolsista CNPq.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

MELGAREJO, M. M.; SHIROMA, E. O. O projeto de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–24, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.20896. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20896. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas Educacionais e Organizações Multilaterais

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