Desfazendo imagens, construindo identidades: decolonizando os processos formativos de educadorxs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16999

Palavras-chave:

Decolonizar, Práticas de resistência, Relações étnico-raciais

Resumo

Este trabalho dialoga com memórias e experiências de educadorxs que desenvolvem práticas de resistência em sala de aula no que tange à valoração da presença negra e indígena na sociedade brasileira. Essas práticas pretendem criar caminhos e brechas para a reversão de uma ordem opressora, desenraizando, assim, preconceitos impregnados no imaginário social moderno/colonial/colonialista. Dialogaremos com autorxs decoloniais evidenciando a importância da escola como agente de luta contra a opressão e de valorização de múltiplos saberes e de formas outras de ser e estar no mundo, decolonizando pensares, saberes e práticas. Essas práticas educativas se fazem presentes na pesquisa por meio da construção de narrativas dxs professorxs tidas como fontes orais.

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Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História de junho de 2014 a junho de 2016. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa e orientação de Tcc, mestrado e doutorado nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais.

Patrícia Magalhães Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação. Participante dos Grupos de Pesquisa: Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC - UFSC); Educação e Patrimônio Cultural: entretecendo memórias e histórias da/na ilha de Santa Catarina (UFSC) e Rastros: História, Memória (USF). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde desenvolvi pesquisas na área da Educação Escolar Indígena com ênfase na Formação Superior de Professores Indígenas e Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena, também pela UFG. Possui experiência na área da Educação: como professora do Ensino Superior atuando na formação de professores de Ciências Biológicas na Faculdade Araguaia - Goiânia (2013); como professora de Ciências da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (2015-2017); como professora pesquisadora formadora no Programa Escola da Terra, na formação continuada de professores do Planalto Norte Caratinense - UFSC (2017). Contato: (48) 9 9908-6060 Email: patti_magalhaes@hotmail.com

Josiane Beloni de Paula, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação - SHE - Bolsista CNPQ. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2014), na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação - FHE. Especialista em Orientação Educacional - EAD - pela Universidade Católica Dom Bosco (Portal da Educação - 2016). Especialista em Educação: Educação Infantil - UFPel (2007), Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais - UFPel (2005). Integrante do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC) do Grupo de Pesquisas Rastros da Universidade São Francisco - SP (USP), e do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) - do Núcleo de Estudos Paulo Freire (UFPel). Possui experiência na área de Educação, como professora de anos iniciais (2003 a 2009) na rede pública municipal de ensino em Pelotas-RS, também exerceu o cargo de Conselheira Tutelar (2009 a 2016), na cidade de Pelotas-RS, professora colaboradora do Serviço Nacional de aprendizagem Comercial - SENAC/Pelotas-RS(2015), na formação continuada de professores. Realiza estudos com ênfase principalmente nos seguintes temas: Educação, etnia negra, infância, práticas de resistência, Paulo Freire, processos formativos de professores, sociologia, africanidades e decolonialidade.

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Publicado

22-02-2019

Como Citar

PAIM, E. A.; PINHEIRO, P. M.; DE PAULA, J. B. Desfazendo imagens, construindo identidades: decolonizando os processos formativos de educadorxs. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1–20, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i1.16999. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16999. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais