Pedagogia decolonial e educação de jovens, adultos e idosos no contexto de uma sociedade racializada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15451

Palavras-chave:

Pedagogia decolonial, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Ensino decolonizado

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar reflexões assentadas no âmbito da pedagogia decolonial como contribuições insurgentes às práticas pedagógicas da educação de jovens, adultos e idosos. Fruto de reflexões teóricas e pedagógicas, o caminho aqui delineado, à luz da fenomenologia hermenêutica, percorre os tensionamentos que o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) experimenta em relação às suas formas colonizadoras, em uma sociedade marcadamente racializada, mas também estabelece relação com as práticas pedagógicas vivenciadas por alfabetizadoras populares que, fixadas na realidade do campo, foram se constituindo e se reconhecendo como agentes de transformação ao se relacionaremm a educação e se engajarem comunitariamente para que jovens, adultos e idosos alcançassem a habilidade de ler e escrever. Essa dinâmica era vivenciada a partir de um movimento de construção, reflexão e reconstrução contínuos do ato educativo, com o deslocamento opressão/libertação, cuja principal exigência era a tomada de consciência que se realizava comunitariamente e a partir de um salto crítico.

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Biografia do Autor

Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora no Departamento de Educação da UFS. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS - PPGED e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA/UFRJ/UFS. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/UFS). E-mail:marizetelucini@gmail.com

Leyla Menezes de Santana, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/UFS). E:mail: leyla.menezes@gmail.com 

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Publicado

19-02-2019

Como Citar

LUCINI, M.; SANTANA, L. M. de. Pedagogia decolonial e educação de jovens, adultos e idosos no contexto de uma sociedade racializada. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1–18, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i1.15451. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15451. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais