Aprendizado de fronteiras em uma transformação curricular sensível ao gênero no Zimbábue: uma abordagem baseada na teoria da atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i3.14215

Palavras-chave:

CHAT, Aprendizado de fronteiras, Sensível ao gênero, Transformação curricular

Resumo

Neste artigo tem-se como objetivo compartilhar informações sobre o processo de aprendizagem de fronteiras, em uma iniciativa de transformação curricular no Zimbábue. Baseia-se nas lentes dialéticas da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). As ações epistêmicas de aprendizagem de fronteiras foram projetadas/interpretadas usando pressupostos da CHAT de dupla estimulação, sistema de atividade e aprendizado expansivo. Os principais achados são dois tipos de aprendizagem de fronteiras: individual e institucional. A individual está concentrada em questionar e enfrentar as tensões em práticas atuais em termos de currículo individual. A institucional refere-se a relações colaborativas entre os níveis hierárquicos do sistema de ensino de professores no Zimbábue. Aponta-se para a necessidade de maior rigor teórico e conceitual em estudos de transformação curricular, argumentando a atenção cuidadosa em evidências empíricas de transformação/transgressão de práticas atuais em qualquer processo de aprendizado expansivo. Também é necessário pensar em lacunas nas políticas públicas, especialmente no desenvolvimento curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Chikunda, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com formação de Graduação em Licenciatura em Pedagogia (Unopar) e em Bacharelado em Ciência da Computação (UCPel). Também é Especialista em Educação (UFPel) e em Linguagens Verbais e Visuais (IF-Sul). Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), desenvolve estudos sobre prática pedagógica, formação de professores, psicologia educacional, metodologia de pesquisa, educação a distância, educação inclusiva, avaliação de aprendizagem, linguística textual e saúde coletiva. É líder do Grupo de Pesquisa "Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" da UNIR, cujas linhas de pesquisa são Educação e Psicologia Histórico-Cultural (CHAT), Pesquisas Intervenção e Produção de Saberes e a Formação Continuada de Professores. Em seu Doutoramento, realizou estágio na Universität Siegen (Alemanha) e apresentou sua pesquisa na Moscow State University of Psychology and Education - MSUPE (Rússia).

Referências

AIKENHEAD, G. Whose scientific knowledge? The colonizer and the colonized. Counterpoints, v. 210, p. 151-166, 2002. Available from: . Access on: Jan. 03 2002.

AKKERMAN, S. F.; BAKKER, A. Boundary crossing and boundary objects. Review of Educational Research, v. 81, i. 2, p. 132-169, Jun. 2011.

AKKERMAN, S. F.; VAN EIJCK, M. Re-theorising the student dialogically across and between boundaries of multiple communities. British Educational Research Journal, v. 39, i. 1, p. 60-72, Feb. 2013.

BLACKER, F.; CRUMP, N.; MCDONALD, S. Organizing processes in complex activity networks. Organization Articles, v. 7, i. 2, p. 277-300, 2000.

BOLAND JUNIOR, R. J.; TENKASI, R. V. Perspective Making and Perspective Taking in Communities of Knowing. Organization Science, v. 6, i. 4, p. 350-372, Aug. 1995.

CLEGGY, A. Girls into science: a training module. Paris: Unesco, 2007.

CHIKUNDA, C. Assessing the level of gender awareness of science teachers: the case of Zimbabwe’s two education districts. African Journal of Research in Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, i. 3, p. 110-120, 2010.

CHIKUNDA, C. Exploring and expanding capabilities, sustainability and gender justice in Science Teacher Education: case studies in Zimbabwe and South Africa. 2013. Thesis (Doctorate of Philosophy)–Rhodes University, Grahamstown, 2013.

CHIKUNDA, C. Identifying tensions around gender-responsive curriculum practices in science teacher education in Zimbabwe: an activity theory analysis. African Journal of Research in Mathematics, Science and Technology Education, v. 18, i. 3, p. 264-275, Sep. 2014.

CHIKUNDA, C. Surfacing contradictions around gender responsive curriculum practices in science teacher education in Zimbabwe. In: SELAU, B.; CASTRO, R. F. de (Ed.). Cultural-historical approach: educational research in different contexts. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2015. p. 61-72.

DANIELS, H. Institutional culture, social interaction and learning. Learning, Culture and Social Interaction, v. 1, i. 1, p. 2-11, 2012.

ENGESTRÖM, Y. Enriching the theory of expansive learning: Lessons from journeys toward coconfiguration. Mind, Culture, and Activity, v. 14, i. 1-2, p. 23-39, Dec. 2007.

ENGESTRÖM, Y. Expansive learning at work: Towards an activity theoretical re-conceptualization. Journal of Education and Work, v. 14, i. 1, p. 133-156, Aug. 2001.

ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R. Introduction. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMAKI, R. L. (Ed.). Perspectives on Activity Theory. New York: Cambridge University Press, 1999.

ENGESTRÖM, Y. New forms of learning in co-configuration work. In: WORK MANAGEMENT AND CULTURE SEMINAR, 2004, Califórnia. Annals... Califórnia, 2004.

ENGESTRÖM, Y.; SANNINO, A. Studies of expansive learning: Foundations, findings and future challenges. Educational Research Review, v. 5, i. 1, p. 1-24, 2010.

ENGESTRÖM, Y. Studies in expansive learning: learning what is not yet there. New York: Cambridge University Press, 2016.

FORUM FOR AFRICAN WOMEN EDUCATIONALISTS. Bringing gender-responsiveness to African education: advocacy, action and impact (FAWE Annual Report 2007). Nairobi: FAWE, 2008.

KALU, I. Classroom interaction in physics lessons, relative to students’ sex. African Journal of Research in Mathematics, Science and Technology, v. 9, i. 1, p. 55-66, Aug. 2005.

KEROSUO, H.; ENGESTRÖM, Y. Boundary crossing and learning in creation of new work practice. Journal of Workplace Learning, v. 15, i. 7-8, p. 345-351, 2003.

MARKOVA, I. Dialogicality and social representations: the dynamics of mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

MORNA, C. L.; NYAKUJARAH, L. J. (Ed.) SADC Gender Protocol Barometer. Johannesburg: Gender Links, 2011.

MUKUTE, M. Intergrating sustainability in school curriculum and practice: thae case of the schools and colleges permaculture programme in Zimbabwe. In: ICID+18, 2010, Fortaleza. Annals... Fortaleza, 2010.

PEAL, D.; WILSON, B. Activity theory and web-based training. In: KHAN, B. H. (Ed.). Web-based training. Englewood Cliffs, NJ: Educational Technology Publications, 2001. p. 147-153.

ROTH, W.; LEE, Y. Vygotsky’s neglected legacy: cultural historical activity theory. Review of Educational Research, v. 77, i. 2, p. 86-232, Jun. 2007.

SANNINO, A. From talk to action: Experiencing interlocution in developmental interventions. Mind, Culture, and Activity, v. 15, i. 3, p. 234-257, 2008.

SCOTT, D. Critical essays on major curriculum theorists. London: Routledge, 2008.

SELAU, B.; CASTRO, R. F. de. (Org.). Cultural-historical approach: educational research in different contexts. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2015.

SHOTTER, J; KATZ, A. M. ‘Living moments’ in dialogical exchanges. Human Systems: The Journal of Systemic Consultation and Management, v. 9, i. 2, p. 81-93, 1999.

SINNES, A. T. Approaches to gender equity in science education: Three alternatives and two examples. African Journal of Research in Mathematics, Science and Technology Education, v. 10, i. 1, p. 1-12, 2006.

STAR, S. L. This is not a boundary object: Reflections on the origins of the concept. Science, Technology and Human Values, v. 35, i. 5, p. 601-617, Aug. 2010.

UNTERHALTER, E.; NORTH, A. Responding to the gender and education. Millennium Development in South Africa and Kenya: Reflections on education rights, gender equality, capabilities and global justice. Compare: A Journal of Comparative and International Education, v. 41, i. 4, p. 495-511, Jun. 2011.

VASILYUK, F. E. The psychology of experiencing: an analysis of how critical situations are dealt with. Moscow: Progress, 1988.

VIRKKUNEN, J.; NEWNHAM, D. S. The Change Laboratory A Tool for Collaborative Development of Work and Education. Taipei: Sense Publishers, 2013.

VYGOTSKY, L. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Havard University Press, 1978.

WARMINGTON, P. et. al. Learning in and for interagency working: TLRP Annual Progress Report. Bath: University of Bath, 2005.

ZIMBABWE. Millennium Development Goals Status Report. Republic of Zimbabwe, 2010.

Publicado

04-12-2017

Como Citar

CHIKUNDA, C.; CHIKUNDA, P.; CASTRO, R. F. de. Aprendizado de fronteiras em uma transformação curricular sensível ao gênero no Zimbábue: uma abordagem baseada na teoria da atividade. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 497–522, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i3.14215. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14215. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)