v. 45 (2020): Roteiro

					Visualizar v. 45 (2020): Roteiro

"O avanço da extrema direita se desencadeou a partir do golpe de 2016. Nesse contexto a resistência do movimento democrático e popular visava derrotar o golpe que pretendia se legitimar nas eleições de 2018 o que, de fato, acabou acontecendo num processo caracterizado por uma dupla fraude: a prisão de Lula numa condenação sem provas; e a estratégia da campanha de Bolsonaro que espalhou largamente notícias mentirosas pelas redes sociais.

Consumou-se, assim, a democracia suicida, ou seja: o povo, iludido por falsas promessas e notícias enganosas, no exercício de sua soberania votou contra si mesmo elegendo seus próprios algozes. É esse o quadro do avanço da extrema direita que tomou de assalto o governo federal e se encontra destruindo nosso país com profundo retrocesso no campo da educação. É, então, muito oportuna a publicação da Seção temática "Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita" no primeiro número de 2020 da Revista Roteiro. Recomendo, pois, vivamente sua leitura."

“Uma sociedade em crise revela seus extremos, nunca foi tão necessário refletir sobre as formas e funções da aprendizagem histórica como hoje. Torna-se claro que o acúmulo de informações sobre o passado não garante aos sujeitos do presente autonomia em sua orientação no fluxo temporal. É urgente entendermos os conteúdos históricos como meios de aprendizagem, a escolarização do conhecimento histórico expropriou seu aspecto científico, pasteurizando os conflitos, naturalizando as mazelas do presente numa única narrativa teleológica impressa nos materiais didáticos presentes nas escolas de todo o país. A Educação Histórica tem nos orientado a pensar não somente em como ensinamos ou quais conteúdos abordamos, mas principalmente porque aprendemos história. "

 

Publicado: 22-10-2019

Dados da Edição

  • Folha de rosto

    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.27112

Editorial

  • Editorial

    Priscila Monteiro Chaves
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.27111

Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita

  • Apresentação: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita

    Jorge Fernando Hermida, Paulino José Orso
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.24330
  • Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência

    Dermeval Saviani
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21512
  • Quando fundamentalismo religioso e mercado se encontram: as bases históricas, econômicas e políticas da escola sem partido

    Jorge Fernando Hermida, Jailton de Souza Lira
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23216
  • A educação sabotada e outros paradoxos da esquerda no Uruguai: para uma mudança de governo?

    Adriana Marrero
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23088
  • As lógicas da construção da hegemonia desenvolvidas pelos governos petista e kirchnerista

    Javier Balsa
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23089
  • Persistência do trabalho infantil ou da exploração do trabalho infantil

    Soraya Franzoni Conde, Mauricio Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23071
  • Da família na escola à escola no lar: notas sobre uma polêmica em curso

    Maria Eulina Pessoa de Carvalho
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23222
  • A contrarreforma do Ensino Médio e as perdas de direitos sociais no Brasil

    Adriana Maria Cancella Duarte, Juliana Batista dos Reis, Licinia Maria Correa, Shirlei Rezende Sales
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22528
  • As políticas neoliberais e o pragmatismo gerencial na educação pública paranaense

    Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Geraldo Balduíno Horn , Edson Teixeira de Rezende
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22393
  • Elitização da universidade brasileira em perspectiva histórica

    Paulino José Orso
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22156
  • Políticas universitárias na Argentina: sistema nacional de pesquisadores de professores universitários em la mira

    Judith Naidorf, Daniela Perrotta, Guido Riccono, Mariángela Napoli
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23034
  • Redes de política de educação integral da Paraíba: fluxos e influências neoconservadoras e neoliberais

    Ana Cláudia Silva Rodrigues, Rafael Ferreira de Souza Honorato
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21782
  • A educação e o avanço da nova (ou extrema?) direita no Brasil: entrevista com Gaudêncio Frigotto

    Jorge Fernando Hermida, Jailton Lira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23215
  • Resenha da nova edição brasileira da obra de Nicos Poulantzas, Poder político e classes sociais

    Armando Boito Jr
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23098

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica

  • Apresentação: Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em Educação Histórica

    Geyso Dongley Germinari, Ana Claudia Urban
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.24849
  • Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa

    Geyso Dongley Germinari, Ana Claudia Urban
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22375
  • Estilos de ensino: ponto de partida da identidade e desenvolvimento do professor profissional

    María Begoña Alfageme-González, José Díaz-Serrano
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21459
  • Aprendizagem histórica e formação de professores dos anos iniciais na Universidade do Minho (Portugal): a articulação entre a prática e a investigação em educação histórica

    Glória Solé
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21997
  • A aula-oficina na caminhada de aprender a ser professor de História

    Marília Gago
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21736
  • Pressupostos da pesquisa e da formação continuada de historiadores docentes: uma contribuição da Educação Histórica

    Thiago Augusto Divardim de Oliveira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23162
  • Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docente

    Maria Cristina Dantas Pina, Edinalva Padre Aguiar, Iracema Oliveira Lima
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23054
  • O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente inicial

    Erinaldo Vicente Cavalcanti
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21829
  • A aula de História: a experiência e a biografia docente na produção do conhecimento escolar de História

    Everton Carlos Crema
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22983
  • O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública

    Ana Carla Sabino Fernandes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23056
  • Entrevista: Educação histórica e sua influência na formação de professores e em documentos curriculares em Portugal

    Solange Maria Nascimento, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22709
  • Resenha: Desenvolvendo o pensamento histórico: abordagens conceituais e estratégias didáticas

    Nikita Mary Sukow
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22193
  • Sobre a capa

    Editora Unoesc
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.25012

Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo

  • Apresentação Gestão educacional novas contribuições ao campo

    Jardelino Menegat, Marcelo Mocarzel
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.27316
  • Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas

    Dirléia Fanfa Sarmento, Jardelino Menegat
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23370
  • Na contramão da gestão democrática: políticas educacionais no Brasil a partir de 2016

    Karine Vichiett Morgan, Jorge Nassim Vieira Najjar
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23390
  • Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: a participação da comunidade no (con)texto político

    Daniela Patti Amaral, Marcela Castro
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21924
  • Programa Escola Viva no Estado do Espírito Santo: reflexões acerca da gestão educacional

    Alzira Batalha Alcântara, Luciane Matos, Roseli Costa
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23378
  • A gestão da rede estadual de ensino da Paraíba por organizações sociais: tensões e desafios

    Ana Cláudia Cavalcanti de Araújo, Felipe Baunilha Tomé de Lima, Luiz Sousa Junior
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23375
  • Impressões de viagem: olhares sobre a gestão escolar em três instituições de ensino portuguesas

    Diana Mandelert, Lucília Augusta Lino, Marcelo Mocarzel
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.23077
  • A gestão profissional e a natureza de uma universidade católica

    Lúcio Gomes Dantas, Maria Regina Carvalho Teixeira de Oliveira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47i0.23255
  • Os efeitos da comercialização do ensino superior sobre trajetórias de trabalho dos professores universitários colombianos

    Omar Cabrales Salazar, Vianney Díaz Pérez
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.23294
  • Resenha: Da empiria ao campo de pesquisa: uma década de pesquisas do GESQ/PUC-Rio

    João Carlos Gino
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23382
  • Sobre a capa

    Editora Unoesc
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.25013

Artigos de demanda contínua

  • O Pisa como indicador de aprendizagem de Ciências

    Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Samuel Mendonça
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20107
  • A obrigatoriedade de matrícula para a Educação Infantil: possíveis retrocessos

    Aliandra Cristina Mesomo Lira, Jane Maria de Abreu Drewinski
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20487
  • O Programa Horizonte 2020 da União Europeia e a perspectiva universidade de classe mundial: aproximações e tendências

    Lara Carlette Thiengo, Lucídio Bianchetti
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20066
  • Formação de professores: desafio da pesquisa como prática pedagógica

    Cristiane de Almeida, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20259
  • Docência em classes multisseriadas na roça: modos de formar-se e compreender as diferenças

    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20903
  • Trajetória histórica da gestão das escolas públicas estaduais de Santa Catarina: pontos e contrapontos

    Janete Palú, Oto João Petry
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21265
  • Pesquisas em Tecnologias Educacionais em um Programa de Pós-graduação em Educação

    Airton José Vinholi Júnior, Dante Alighieri Alves de Mello, Shirley Takeco Gobara
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21476
  • Mobile collaborative learning e o ensino de Ciências em diferentes contextos educacionais

    Karla Angélica Silva do Nascimento, José Aires de Castro Filho
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23002
  • Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas

    Rosemeiry de Castro Prado, Kátia Guerchi Gonzales
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20067
  • Juventudes, tecnologias e educação: contextos emergentes

    Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21363
  • O profissional de apoio e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial

    Denise Macedo Ziliotto, Amanda Burchert
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21096
  • Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias

    Mariana Lopes Junqueira, Marco Aurelio da Cruz Souza, Carla Carvalho
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314
  • Políticas de ampliação da jornada escolar: fundamentos e proposições

    Cláudia da Mota Darós Parente
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23074
  • Jornal Escolar na concepção de Célestin Freinet: diálogos com a legislação educacional catarinense – 1940

    Cintia Gonçalves Martins, Giani Rabelo
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.21640
  • Fontes sociais do conhecimento físico: uma investigação com professores graduados em ciências biológicas

    Alexandre Leite dos Santos Silva, Suzana Gomes Lopes, Eduardo Kojy Takahashi
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21311
  • Programa Future-se: impactos sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e sobre o direito à educação

    Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Tamiris Possamai
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23778
  • A educação nas letras do Eduardo Mallea e seu método kierkergaardiano

    Martín Omar Aveiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23221
  • Formação docente e educação profissional: análise a partir de Shulman e Fleck

    Marilandi Maria Mascarello Vieira, Maria Cristina Pansera de Araújo, Ione Ines Pinsson Slongo
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21665
  • Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará

    Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Lorena Brenda Santos Nascimento
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23790
  • As parcerias público-privadas: reflexões sobre o conceito de hegemonia no contexto das políticas educacionais municipais

    Kelly Letícia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21332
  • Diretores da rede municipal de Fortaleza: achados sobre gestão escolar

    Esmeraldina Januário de Sousa, Eloisa Maia Vidal
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23212
  • Experiências educativo-musicais na formação de um habitus musical

    Marcelo Kaczan, Pedro Rogério, Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.23787
  • Formação continuada de professoras alfabetizadoras: relações com a alfabetização e letramento

    Leticia Arruda, Maria Selma Grosch
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.24025
  • A pedagogia crítica e emancipatória/libertadora de inspiração freireana

    Abdeljalil Akkari, Peri Mesquida
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.23948
  • Igualdade de oportunidades e acesso a conhecimentos relevantes: estudo sobre a equidade nas políticas curriculares

    Rosane Fátima Vasques, Roberto Rafael Dias da Silva
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.23882
  • Por um currículo perspectivista: uma provocação Nietzschiana

    Sirley Lizott Tedeschi, Losandro Antônio Tedeschi
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i.24344

Resenha

  • Resenha: Modelos internacionais de educação superior: Estados Unidos, França e Alemanha

    Wellington Tischer
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23416