INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS...

Autores

  • Tiago Ribeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Carmen Sanches Sampaio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Rafael de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9271

Resumo

O presente texto tece reflexões acerca da pesquisa narrativa e discute alguns princípios constitutivos em ações investigativas que se inscrevem nessa perspectiva teórico-metodológica. Por meio da partilha de algumas narrativas e acontecimentos vividos no desenvolvimento de uma investigação-formação longitudinal, o trabalho sublinha o quanto as ideias de experiência, alteridade, igualdade e horizontalidade são potentes para pensar e investigar narrativamente os processos formativos docentes. Além disso, destaca o outro como um sujeito legítimo e importante no processo alteritário da pesquisa e da formação, tendo no conceito de excedente de visão uma ferramenta privilegiada para essa reflexão.

Palavras-chave: Narrativa. Pesquisa. Formação Docente. Experiência. Alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutorando em Educação pelaUNIRIO. Professor do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 

Integrante do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF) e da Rede de Formação Docente: Narrativas & Experiências (Rede Formad).

Carmen Sanches Sampaio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora da Escola de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires. Coordenadora da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad).

Rafael de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO. Integrante do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF/ CNPq) e da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad).

Downloads

Publicado

23-03-2016

Como Citar

RIBEIRO, T.; SANCHES SAMPAIO, C.; DE SOUZA, R. INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 135–154, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i1.9271. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê A narrativa na pesquisa e na formação docente