O lugar do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na busca pela qualidade da educação no Brasil

Autores

  • Abelardo Bento Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG
  • Maria Aparecida da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Resumo

 

O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), responsável pelo desenvolvimento de programas integrados de avaliação da educação no estado de Minas Gerais, emerge no bojo da implantação da política de regulação da educação no Brasil. Essa política, por sua vez, insere-se no movimento de reformas das políticas educacionais no contexto da reestruturação produtiva capitalista. O propósito deste artigo é questionar o lugar que ocupa esse sistema de avaliação na política regulatória brasileira. Com esse objetivo, tecem-se considerações sobre seus princípios, objetivos e formas de operacionalização. Ao analisar histórica e politicamente o Simave, questionam-se suas orientações, partindo da discussão das reformas político-administrativas na América Latina. Vinculam-se essas reformas à entrada dos organismos internacionais no financiamento de projetos educacionais nacionais e locais. O texto aponta contradições no interior do sistema e aspectos da política do Simave passíveis de discussão mais aprofundada, como a relação entre os princípios que fundamentam o sistema de avaliação e as estratégias priorizadas para a melhoria da qualidade da educação em Minas Gerais.

Palavras-chave: Política educacional. Avaliação sistêmica. Simave.

 

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Biografia do Autor

Abelardo Bento Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Mestrando em Educação Tecnológica – Bolsista CAPES; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG – belo20rpm@hotmail.com

Maria Aparecida da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora aposentada da Faculdade de Educação da UFMG; professora do Mestrado em Educação Tecnológica e do Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG; Coordenadora do Projeto 008/PROEJA/CAPES/SETEC - masilva988@hotmail.com

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Publicado

14-12-2011

Como Citar

ARAÚJO, A. B.; SILVA, M. A. da. O lugar do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na busca pela qualidade da educação no Brasil. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 205–224, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/853. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Desafios da qualidade na Educação