O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos

Autores

  • Mônica Piccione Gomes Rios Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ortenila Sopelsa Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este artigo apresenta a articulação de duas pesquisas realizadas em 2010, no Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Uma delas teve como objetivo investigar as inovações curriculares do Curso com potencial para incidir na prática pedagógica dos egressos que atuam na Educação Básica e a outra buscou investigar a concepção dos alunos egressos do Curso de Pedagogia, em relação à sua formação para a prática pedagógica. Em ambas as pesquisas, optou-se pela abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. Para a coleta de dados, na perspectiva de investigar as inovações curriculares, utilizou-se a análise documental, o grupo focal e o questionário misto, tendo como sujeitos participantes 13 docentes que atuam no Curso. A fim de investigar a concepção dos alunos egressos, referente à sua formação, utilizou-se o questionário misto com 150 egressos, do período de 2004 a 2008 e a entrevista semiestruturada com 10% deles. A análise dos dados coletados demonstrou que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia e declarado na voz dos docentes que expressaram a importância do trabalho coletivo, da interdisciplinaridade, da unidade entre teoria e prática e da articulação entre formação inicial e continuada para que as inovações sejam efetivadas. Quanto à pesquisa dos egressos, 61% reconhecem a contribuição do Curso no sentido teórico, contudo, apenas 17% revelam que o Curso contribuiu para a prática pedagógica e para o desenvolvimento crítico. Dos egressos pesquisados 72% sentem dificuldades que necessitam ser superadas, tendo em vista o exercício da práxis pedagógica, em prol das aprendizagens. A partir das pesquisas realizadas, constatou-se a necessidade de se repensar o currículo e as inovações educacionais no Curso de Pedagogia da Unoesc, no intuito de provocar melhorias que impliquem a formação do professor que atua na Educação Básica.

Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo. Inovação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Piccione Gomes Rios, Universidade do Oeste de Santa Catarina

(Doutor – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Professora; Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC)

Ortenila Sopelsa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora Dra. do Programa de Mestrado em Educação da Unoesc.

Downloads

Publicado

13-05-2011

Como Citar

RIOS, M. P. G.; SOPELSA, O. O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 129–146, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/807. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos