Avaliação do capital social no ambiente universitário: uma experiência no Extremo-Oeste catarinense

Autores

  • Alyne Sehnem Universidade de Caxias do Sul
  • Janaina Macke Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990. Apesar disso, sua mensuração ainda enfrenta algumas dificuldades por necessitar de uma combinação de medidas estatísticas para encontrar resultados fidedignos com a realidade da comunidade analisada. Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de capital social em estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior, com os cursos superiores de Administração e Agronomia em três municípios do Extremo-Oeste catarinense: Maravilha, São José do Cedro e São Miguel do Oeste. Foi utilizada como base a pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Macke (2006), Sarate e Macke (2007), no modelo desenvolvido por Onyx e Bullen (2000) e no método descritivo. Foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise descritiva, fatorial, de regressão e de variância, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS). A análise das descobertas da pesquisa considerou os aspectos socioculturais da região em estudo e procurou, assim, construir relações alinhadas às especificidades e às forças endógenas do local.

Palavras-chave: Capital social. Comunidade. Survey. Desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyne Sehnem, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (PPGA/UCS). Professora e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade de Tecnologia Senac São Miguel do Oeste.

Janaina Macke, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora do programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGA/UCS).

Downloads

Publicado

22-06-2011

Como Citar

SEHNEM, A.; MACKE, J. Avaliação do capital social no ambiente universitário: uma experiência no Extremo-Oeste catarinense. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 81–104, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/690. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos