História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional

Autores

  • Miguel Alfredo Orth Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  • Evaldo Luis Pauly Unilasalle

Resumo

O presente artigo analisa a legislação brasileira que fornece a base legal das políticas de formação de professores a partir da teoria do mundo sistêmico de Habermas. Demonstra como essa legislação é fruto de tramas, interesses e acordos normativos, e como se encontra permeada de contradições. Assim, é possível inferir como os diferentes cursos de licenciatura buscam colocar em prática tal legislação. Por outro lado, há de se ter a consciência de que, para transformar esses dispositivos legais em metas para alcançar fins concretos, faz-se necessário imbuir os currículos e programas dos diferentes cursos de formação dos próprios dispositivos legais.

Palavras-chave: Política de formação de educadores. Políticas públicas. Mundo sistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Possui licenciatura plena em Estudos Sociais - Habilitação em História pelo Centro Universitário La Salle (1994), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/RS (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Desde 1995 faz parte do grupo de pesquisa: Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL, coordenado pelo prof. Dr. Augusto N. da S. Triviños da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - do Centro Universitário La Salle, e enquanto tal trabalha na docência e na pesquisa focando principalmente questões relacionadas as sub-áreas de políticas públicas, Informática na Educação e Políticas de Formação de Educadores. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Políticas Educaciona

Evaldo Luis Pauly, Unilasalle

Possui mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É professor assistente do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente, juventude, políticas públicas, medidas sócio-educativas, violência, universalização da Educação Básica e formação moral.

Downloads

Publicado

22-06-2011

Como Citar

ORTH, M. A.; PAULY, E. L. História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 147–166, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/658. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos