OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MODERNA SOB SUSPEITA: A CRÍTICA PÓS-ESTRUTURALISTA E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS

Autores

  • Sirley Lizott Tedeschi Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul
  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6527

Resumo

No texto analisam-se os fundamentos da educação moderna e as implicações
na produção das identidades e diferenças dos sujeitos. Toma-se como referência
o campo teórico pós-estruturalista e se entende que a educação na modernidade incorpora o conceito de sujeito epistêmico e a pedagogia do método e das técnicas de ensino. Reporta-se aos estudos de Nietzsche e Foucault em uma tentativa de pensar a educação, considerando a natureza produtiva do poder, sua relação com o saber e a produção de identidades e diferenças. Esses autores possibilitam contestar as identidades hegemônicas produzidas pela racionalidade moderna mostrando sua constituição no mundo cultural e social e abrindo espaços para a constituição de outras subjetividades, outras identidades, outras diferenças.
Palavras-chave: Modernidade. Educação. Identidade. Diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul

Professora da Universadidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e Doutoranda em Educação na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)/Campo Grande.

 

Downloads

Publicado

26-10-2015

Como Citar

LIZOTT TEDESCHI, S.; PAVAN, R. OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MODERNA SOB SUSPEITA: A CRÍTICA PÓS-ESTRUTURALISTA E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 357–376, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i2.6527. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6527. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos