OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE APRENDIZAGEM: UMA COMPARAÇÃO ENTRE RIO DE JANEIRO E DUQUE DE CAXIAS / School professionals and educational evaluation: a comparison between Rio de Janeiro and Duque de Caxias

Autores

  • Rodrigo Rosistolato UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Ana Pires do Prado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Resumo

Os sistemas externos de avaliação da aprendizagem são parte das políticas educacionais dos anos 1990 e não são consenso no campo educacional. Ao mesmo tempo em que recebem análises valorativas, são criticados como instrumentos de controle da autonomia docente. Essas contradições colocam a escola em posição liminar: precisa responder às iniciativas governamentais e equacionar os processos de aceitação e resistência. Este trabalho, com base em oito grupos focais, discute essas questões no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias. É possível afirmar que as avaliações externas são eventos extraordinários, mas têm influenciado as interações na escola. Há mudanças na distribuição do conhecimento e na orientação para as provas; também existe desconhecimento sobre as avaliações e a política educacional.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Sistemas educacionais. Responsabilização. Bonificação. Cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Rosistolato, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. 

Ana Pires do Prado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Antropologia social e cultural pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ.

Downloads

Publicado

25-09-2014

Como Citar

ROSISTOLATO, R.; PIRES DO PRADO, A. OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE APRENDIZAGEM: UMA COMPARAÇÃO ENTRE RIO DE JANEIRO E DUQUE DE CAXIAS / School professionals and educational evaluation: a comparison between Rio de Janeiro and Duque de Caxias. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 311–330, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4282. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Sistema Nacional de Avaliação