Austeridade fiscal no financiamento da educação em Curitiba (2017 – 2019): uma perspectiva crítico dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27311

Palavras-chave:

financiamento da educação, políticas educacionais, austeridade fiscal, Curitiba

Resumo

O objetivo desse trabalho foi de discutir as hipóteses explicativas para a adoção da austeridade fiscal no financiamento da educação no município de Curitiba-PR entre 2017 e 2019. A abordagem crítico dialética (BEHRING; BOSCHETTI, 2011), metodologia de análise de políticas sociais que, para as limitações propostas por esse estudo, visou compreender os pontos de vista histórico, econômico e político do objeto de pesquisa, foi norteada por uma discussão sobre disputa pelo fundo público e austeridade fiscal. Como o ponto de partida foi a ausência de crise na arrecadação municipal, argumento comumente utilizado pelos governantes que adotam os ajustes fiscais como prerrogativa de retomada de crescimento, a ideologia partidária, as políticas nacionais como possíveis indutoras das ações locais e as disputas em torno do fundo público no âmbito municipal constituíram as hipóteses explicativas ao objeto analisado.

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Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal do Paraná

Pós doutorando em educação - Universidade Federal do Paraná

Professor do magistério superior - Faculdade Unina

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

DA SILVA, M. Q. Austeridade fiscal no financiamento da educação em Curitiba (2017 – 2019): uma perspectiva crítico dialética. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27311, 2021. DOI: 10.18593/r.v47.27311. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27311. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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